Pós-doutorado em geofísica espacial no ITA

com Bolsa da FAPESP

23 de fevereiro de 2018

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Programa de Pesquisa de Observação e Previsão da Cintilação (SPORT)”, conduzido no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 1º de março de 2018.

Busca-se candidato para desenvolver pesquisa na área de dinâmica da ionosfera com enfoque no estudo de irregularidades e cintilação ionosféricas. O projeto tem o objetivo de desenvolver modelos de previsão de cintilação ionosférica baseados em estudo da dinâmica da ionosfera de baixas e médias latitudes.

O estudo será voltado para o aprimoramento do conhecimento da estruturação ionosférica da região brasileira, a qual se caracteriza pelo fenômeno de bolhas de plasma que interferem nas atividades de comunicações e navegações pelos satélites, tais como praticadas pelo sistema GNSS.

O projeto será desenvolvido na divisão de Ciência de Computação do ITA em colaboração com os pesquisadores do ITA, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de centros de pesquisa nos Estados Unidos.

O candidato deve ter obtido o grau de doutor há no máximo cinco anos, com comprovada habilidade em processamento e análise de dados ionosféricos, modelagem de processos ionosféricos e interpretação dos resultados, demonstrada na forma de publicações em revistas especializadas de destaque no campo da pesquisa.

Os interessados devem contatar o coordenador do projeto, professor Mangalathayil Ali Abdu, pelo e-mail ma.abdu@inpe.br ou abdu.manga@gmail.com, enviando carta de apresentação, curriculum vitae (incluindo a lista de publicações) e duas cartas de recomendação.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1939.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

01/03/2018