Papos de Física e Ciência em Diálogo: Física e Arte

Prezados (as),

Em março, o  ICTP-SAIFR retoma o Papos de Física no Tubaína Bar e inicia um novo programa de divulgação científica, o Ciência em Diálogo: Física e Arte no Instituto Moreira Salles.

Seguem abaixo informações sobre os dois eventos. Por favor, divulguem aos possíveis interessados. Agradeço desde já.

Atenciosamente,

Setor de Comunicação
ICTP-SAIFR

==============================================================

Papos de Física

Data: 1o de março de 2018, das 19:30 às 21h

Local: Tubaína Bar (R. Haddock Lobo, 74 - Consolação), São Paulo, SP

Título: Informação quântica ou como tirar vantagem dos paradoxos da teoria quântica

Nesta edição do “Papos de Física”, discutiremos os efeitos mais contra-intuitivos e surpreendentes da teoria quântica e como eles tem virado, nas últimas duas décadas, recursos potenciais para resolver problemas de processamento de informação. Conceitos fascinantes como o principio de superposição quântica, a dualidade onda-particular, emaranhamento quântico, o principio de incerteza, e teleportação quântica serão mencionados no contexto da computação e comunicação quânticas.

O evento é gratuito. Participe!

SOBRE:

O Papos de Física surge como uma oportunidade para entrar em contato com temas relevantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível ao público.

O PALESTRANTE:

Pesquisador em Informação e Ótica Quântica. Professor Adjunto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), visiting fellow do ICTP-SAIFR, e research fellow do CNPq. Foi pós-doc na Freie Universität Berlin com a prestigiosa bolsa europeia Marie-Curie e também no ICFO em Barcelona com o prêmio espanhol Juan de la Cierva. Sua tese de doutorado, feita sob orientação do Prof. Luiz Davidovich, foi considerada a melhor tese de Física do Brasil em 2009 pela SBF.

Informações: http://www.ictp-saifr.org/papos

==================================================================

Ciência em Diálogo: Física e Arte

Data: 2 de março de 2018, das 19:00 às 21h

Local: Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424 - Consolação), São Paulo, SP

Título: Música e Som, com Nathan Berkovits e Flo Menezes

Vibrações de som são descritas por propriedades físicas como amplitude e frequência que são bem entendidas. Mas quais propriedades destas vibrações distinguem som de música?  Um computador pode compor música? Neste diálogo, um físico e um compositor discutirão estas perguntas e outras sugeridas pela plateia.

O evento é gratuito. Participe!

SOBRE:

"Ciência em Diálogo; Física e Arte" é uma série mensal de debates organizada via uma parceria entre o ICTP-SAIFR e o Instituto Moreira Salles​. Nela um cientista e um não-cientista são convidados a debater assuntos de interesse comum com a ajuda do moderador Rogério Rosenfeld (IFT-UNESP/ICTP-SAIFR). A entrada é gratuita e haverá distribuicao de senhas 30 minutos antes do evento.

OS DEBATEDORES:

Nathan Berkovits é diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP, e membro da Acad. Brasileira de Ciências e da Acad. Mundial de Ciências. Trabalha na área de supercordas.

Flo Menezes é diretor do Studio PANaroma de Música Eletroacústica e professor do IA-UNESP. Ganhou vários prêmios internacionais por suas composições eletroacústicas incluindo o Giga-Hertz-Preis em 2007.

Informações:

02/03/2018