"Papos de Física" e do "Ciência em Diálogo" no IMS

Papos de Física

Data: 7 de junho de 2018, das 19:30 às 21h

Local: Tubaína Bar (R. Haddock Lobo, 74 - Consolação), São Paulo, SP

Palestrante: Adriano Natale (IFT-UNESP)

Título: A ciência do videogame

Serão apresentadas algumas curiosidades sobre videogames, desde como se pode ganhar dinheiro com eles, até como a ciência entra na elaboração de games e como o efeito dos jogos em crianças e adultos estão sendo estudados por cientistas.

O evento é gratuito. Participe!

O Tubaína Bar não faz reserva e está sujeito à lotação: assim que todas as mesas são ocupadas, a entrada não é mais permitida.

SOBRE:

O Papos de Física surge como uma oportunidade para entrar em contato com temas relevantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível ao público.

O PALESTRANTE:

Professor titular aposentado da UNESP, onde também ocupou os cargos de Diretor (IFT) e presidência da comissão de avaliação da UNESP.

A programação semestral está disponível em: http://www.ictp-saifr.org/papos

==================================================================

Ciência em Diálogo: Física e Arte

Data: 8 de junho de 2018, das 19:00 às 20:30

Local: Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424 - Consolação), São Paulo, SP

Título: A noção de beleza, com Pedro Vieira e Sônia Salzstein

A visão da Terra desde o espaço remove o horizonte e o ponto de fuga com os quais nos orientamos. A perda de centralidade afasta o observador, forçando um novo olhar. As imagens astronômicas percorrem o caminho inverso, registrando um Universo sem horizonte desde a perspectiva da Terra. Uma doutora em ciências da comunicação e um astrofísico debaterão o papel da luz, da cor e da distância para fotógrafos e astrônomos.

O evento é gratuito. Participe!

SOBRE:

"Ciência em Diálogo; Física e Arte" é uma série mensal de debates organizada via uma parceria entre o ICTP-SAIFR e o Instituto Moreira Salles​. Nela um cientista e um não-cientista são convidados a debater assuntos de interesse comum com a ajuda do moderador Rogério Rosenfeld (IFT-UNESP/ICTP-SAIFR). A entrada é gratuita. Lugares limitados com distribuição de senhas 30 minutos antes do evento

OS DEBATEDORES:

Pedro Vieira é coordenador do acordo com Perimeter no ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP e Perimeter Institute na Canadá, e ganhador do Prêmio de Sackler de 2018. Trabalha nas áreas de integrabilidade e teoria de campos.

Sônia Salzstein é crítica de arte e professora de história e teoria da arte moderna e contemporânea na ECA-USP. É autora de Matisse: imaginação, erotismo, visão decorativa e organizadora de Diálogos com Iberê Camargo, entre outros.

A programação semestral está disponível em : https://ims.com.br/eventos/ciencia-em-dialogo-fisica-e-arte/ http://outreach.ictp-saifr.org/dialogo/

FONTE DA NOTÍCIA:

ICTP-SAIFR-UNESP e Biblioteca do IF