PRG e EDUSP lançam seis livros didáticos do PIPLDE

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Pró-Reitoria de Graduação e Edusp lançam seis livros didáticos

Foram lançados os seis primeiros livros do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação (PIPLDE)

Foram lançados, no dia 17 de setembro, os seis primeiros livros publicados no âmbito do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação (PIPLDE), uma parceria da Pró-Reitoria de Graduação e a Editora da USP (Edusp).

O evento foi realizado no Auditório e na Livraria da Edusp, localizados na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O objetivo do programa é incentivar os professores da Universidade a produzirem livros didáticos para a graduação. Para isso, em 2016, foi lançado um edital para selecionar até 50 propostas de obras associadas às disciplinas dos cursos a serem publicadas e comercializadas pela Edusp.

As propostas deveriam se encaixar em uma das três categorias: projeto, que mostra o potencial da ideia como um livro didático; produção, com obras já em andamento; e produção editável, voltada a autores com obras já publicadas, que precisam de revisão ou ampliação.

O principal incentivo do edital foi conceder aos autores, no caso de obras em fase de projeto ou em produção, a dispensa das atividades didáticas na graduação por até um ano. Eles foram substituídos por professores temporários e puderam dedicar mais tempo aos livros.

Mais de 200 propostas foram recebidas, das quais 48 foram contempladas, envolvendo professores de 32 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP e diversas áreas do conhecimento, sobretudo as humanidades, artes, ciência e tecnologia, ciências da vida e saúde.

Os primeiros seis títulos lançados são Lógica Matemática, de Rogério Augusto dos Santos Fajardo; Da Molécula ao Medicamento, de Cristina Northfleet de Albuquerque; Estados Unidos: Estado Nacional e Narrativa da Nação (1776-1900), de Mary Anne Junqueira; Geofísica: Uma Breve Introdução, de Fernando Brenha Ribeiro e Eder Cassola Molina; Física Universitária I: Mecânica Básica, de Gil da Costa Marques; e O Léxico no Discurso Literário: A Criatividade Lexical na Poesia Moderna e Contemporânea, de Elis de Almeida Cardoso.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

24/09/2018