Programa de intercâmbio da USP em projetos de inovação

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Programa de intercâmbio da USP dá oportunidade

a projetos inovadores

O Bolsa Empreendedorismo já beneficiou 483 alunos de graduação da USP com bolsas para

38 países diferentes

Por  - Editorias: Universidade

Desenvolver um projeto de inovação e empreendedorismo em uma instituição de ensino ou empresa fora do Brasil. Esta é a oportunidade que a Agência USP de Inovação (Auspin) oferece a todos os alunos de graduação da Universidade por meio da Bolsa Empreendedorismo.

Criada em 2012, ela se diferencia de outras bolsas de mérito acadêmico para intercâmbio da USP porque incentiva a independência do aluno: é ele quem tem a responsabilidade de buscar a instituição de ensino, centro de pesquisa ou empresa de base tecnológica onde realizará o projeto.

A Auspin organiza a concessão das bolsas com o julgamento dos projetos por uma banca composta de professores, profissionais de inovação e ex-bolsistas. A participação na Bolsa Empreendedorismo tem como requisito, além de cursar alguma graduação na USP, ter ao menos 20% dos créditos cumpridos, não possuir dependências em aberto e não receber nenhuma outra bolsa. Ademais, os estudantes podem ser indicados por suas unidades, o que tem peso no julgamento dos projetos.

O estudante tem liberdade para o desenvolvimento das pesquisas, que devem apresentar relação com seu curso. “O que é avaliado é o teor da inovação e a aplicação. A premissa é fazer com que o aluno tenha contato com o setor de inovação e com noções de empreendedorismo. O projeto precisa ter um potencial para aplicação, ser importante, reverter um ganho para a sociedade”, explicou Selma Shibuya, que integra a equipe da Auspin.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

23/03/2018