Atuação da CAM

A Comissão de Acolhimento da Mulher do IFUSP surgiu da necessidade de criar um espaço solidário de escuta e atendimento para alunas, professoras e servidoras em um ambiente majoritariamente ocupado por homens.
 
A CAM é uma comissão assessora da Diretoria e, portanto, não dispõe de poder para iniciar processos administrativos ou sindicâncias, mas pode ouvir e orientar as vítimas quanto a alguns procedimentos legais e dar encaminhamento institucional às denúncias recebidas, quando for o caso. A atuação dela é regida pela Portaria IF-12 de 20/04/2018
 
Em reunião realizada entre as integrantes da Comissão, no dia 18/10/2018, ficou estabelecido que os atendimentos seriam pautados sobre o seguinte protocolo: quaisquer casos recebidos são compartilhados entre todas as representantes da Comissão e, para cada ocorrência, são designadas duas relatoras que devem ouvir as partes envolvidas separadamente, respeitando a privacidade de cada uma delas. A depender da gravidade da situação, o caso será encaminhado a outras instâncias competentes e, por fim, à Diretoria. 
 
ATENÇÃO: a Comissão delibera, toma decisões e encaminha os casos de forma colegiada. Em casos de emergência, por favor recorra à polícia (ligue 190) ou aos seguintes canais:
 
Ligue 180 - atendimento assistencial e orientações jurídicas sobre violência contra a mulher
 
Ligue 100 - assistência jurídica e social em casos de violação dos direitos humanos (destinado normalmente para graves situações de violações que acabaram de acontecer ou que ainda estão em curso)
 

Desenvolvido por IFUSP