Pós-Doutorado

A partir de 4 de outubro de 2017, vigerão as seguintes mudanças (Artigos 2º, 4º e 7º da Resolução CoPq 7406):

- o candidato ao pos-doutorado deve possuir título de doutor obtido há no máximo 7 anos;

- no caso de docentes e funcionários, eles poderão participar do programa de pos-doutoramento, desde que em Unidade diferente da que estiverem vinculados e afastados de sua função;

- no caso de participação com afastamento ou sem bolsa, o pós-doc poderá desenvolver o projeto em tempo parcial, com dedicação mínima de 20 horas semanais, desde que aprovado pela Comissão de Pesquisa

- cumprir carga mínima de 960 horas (em regime de 40 horas, seriam 6 meses sem interrupção) para concluir o programa e ter direito ao certificado.

Texto na íntegra - Resolução CoPq 7406, de 03/10/17, na íntegra: (http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copq-no-7406-de-03-de-outubro-de-2017).

Para os que têm mais de 7 anos de doutorado, o novo pedido deve ser feito nos termos da Resolução 7413, de 7 de outubro de 2017

A participação de pesquisadores com doutorado recente tem importância crescente no desenvolvimento das atividades de pesquisa na USP. Ciente disso, a USP promove o Programa de Pós-Doutorado, que oferece a pós-doutores vantagens semelhantes àquelas dadas aos seus estudantes de pós-graduação. Incluem-se aí benefícios dos serviços de saúde da Universidade, acesso às bibliotecas e aos recursos computacionais. Têm acesso ao Programa de Pós-Doutorado e, portanto, a tais benefícios, tanto os bolsistas de Pós-Doutorado das agências de fomento, tais como a FAPESP, o CNPq e a CAPES, quanto os Jovens Pesquisadores da FAPESP, e também os bolsistas de outros programas. Pós-doutores sem bolsa também são aceitos no Programa de Pós-Doutorado.

• INFORMAÇÕES E RESOLUÇÕES

Resolução 7413, de 7 de outubro de 2017 - para cadastro inicial de pos-docs com mais de 7 anos de doutorado.

Resolução CoPq 7406, de 03/10/17 - modificando regras do programa

Resolução 5868/10, que normatiza o Programa de Pós-Doutorado na USP:

Resolução 6016/11, que altera dispositivos da Resolução 5868/2010:
Regulamentação do RNE
Portaria PRP-216, de 21.11.11, que regulamenta o Programa de Bolsas de Pós-Doutorado, vinculado aos Núcleos de Apoio à Pesquisa.
Resolução 7151, de 08.12.2015, que inclui dispositivos e regulamenta a participação dos pós-doutorandos em atividades didáticas
.
Núcleo de Apoio à Pequisa (NAPs)

• PóS-DOCS ESTRANGEIROS

Clique para saber:

1) como obter o CPF

2) como dar entrada no RNE. Lembramos que devem ser tiradas cópias autenticadas de TODAS AS PÁGINAS CARIMBADAS do passaporte.

Pedidos de inclusão de dependentes de PÓSDOC estão suspensos, temporariamente.

Critérios para inclusão de dependentes (o interessado deverá encaminhar os documentos para CPq, tanto para cadastro inicial quanto para pedido de prorrogação) Formulário para inclusão de dependentes

Para ter acesso a rede sem fio USPNet para Pesquisador com Número USP é preciso preencher o formulário disponível no site: http://www.vpn.usp.br/

Pedido de Declaração para renovação de visto: o departamento deverá encaminhar para CPq-IFUSP este documento no processo, onde está registrado o POSDOC. A Comissão providenciará o envio para a Diretoria.

• DOCUMENTAÇÃO PARA CADASTRAMENTO DE PÓS-DOC

Relação de documentos obrigatórios
ANEXO I - Termo de Compromisso de Pós-Doutorado (Modalidade sem bolsa)
ANEXO II - Termo de Ciência (Afastamento remunerado)