Regulamento do Programa de Iniciação Científica do IFUSP, sem auxílio financeiro:

1. O Programa de Iniciação Científica do IFUSP visa a atender alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Física que tenham interesse em realizar um trabalho científico em nível de iniciação sem auxílio financeiro.
2. As inscrições no programa serão realizadas em regime de fluxo contínuo na Comissão de Pesquisa do IFUSP.
3. No ato da inscrição o candidato deve apresentar um Projeto de Pesquisa e Cronograma de Execução em acordo com um orientador do trabalho que deve possuir o título mínimo de doutor.
4. Caberá à Comissão de Pesquisa o acompanhamento tanto do Projeto de Pesquisa, bem como dos relatórios semestrais previamente analisados pelo orientador. A data para apresentação dos relatórios será definida pela Comissão de Pesquisa após a aprovação do Projeto de  Pesquisa.
5. É compromisso do orientador informar à Comissão de Pesquisa se o aluno interromper ou abandonar o Programa de Iniciação Científica.
6. O aluno deve fazer seu recadastramento anual, na mesma data estipulada para os demais alunos de Iniciação Científica, com a anuência do seu orientador.
7. Serão elegíveis a receber um certificado de participação no Programa de Iniciação Científica do IFUSP, emitido pela Comissão de Pesquisa, os alunos que cumprirem os seguintes pontos:

a. Permanecer no estágio de Iniciação Científica pelo tempo mínimo de 12 meses a partir da data de aprovação do Projeto de Pesquisa.

b. Apresentar os resultados do trabalho de pesquisa, sob a forma de exposições orais, pôsteres, resumos e/ou painéis em evento científico.

A Congregação do Instituto de Física em sua 462ª Sessão Ordinária, realizada em 1º de março de 2012, aprovou o regulamento do Programa de Iniciação Cientifica do IFUSP.
Os critérios para seleção no Programa de Iniciação Científica, sem auxílio financeiro, são os mesmos utilizados para os pedidos de bolsas PIBIC/PIBITI.

- Critérios para seleção no Programa de Iniciação Científica, sem auxílio financeiro: clique aqui
-  Regulamento do Programa, para assinatura e encaminhamento: clique aqui
-  Formulário online (ENTRE COM LOGIN/SENHA) : clique aqui ;

______________________________________________________________________________________________________________

BOLSAS:

Editais de bolsas PIBIC 2017/18 e  Pré-IC 2017/2018,

• SOLICITAÇÃO DE BOLSA PIBIC E PIBITI:
  • PIBIC - As bolsas devem ser solicitadas através do Sistema ATENA
  • PIBITI - As bolsas devem ser solicitadas através do Sistema ATENA
  • CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DAS BOLSAS PIBIC/PIBITI  - Estes critérios, também,  serão utilizados para os pedidos de substituição

• DEVOLUÇÃO DE BOLSA PIBIC E PIBIT DE VALORES RECEBIDOS INDEVIDAMENTE:

Gerar guia de recolhimento;
1) Após o pagamento o aluno deverá entregar cópia da guia recolhida para a Comissão de Pesquisa do IFUSP;
2) A Comissão de Pesquisa enviará essa cópia paga para a Pró-Reitoria de Pesquisa, com o número USP e nome completo do aluno;
3) A Pró-Reitoria de Pesquisa providenciará o encaminhamento ao CNPq, para baixa do recolhimento.

• CANCELAMENTO OU SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTA: