Programa de Iniciação Científica e Tecnológica

 

O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação atende alunos dos cursos de graduação desde 1983, colocando-os em contato com grupos e linhas de pesquisa para proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Visando estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico, o aluno é orientado por um pesquisador experiente e atuante em sua respectiva área do conhecimento, sob as condições criadas pelo confronto direto com os problemas práticos da pesquisa. O estudante pode desenvolver pesquisa com bolsa oferecida pelas agências de fomento, com bolsa de programas da própria USP ou sem bolsa. 

Os cadastros de alunos de Iniciação Científica com ou sem bolsa, devem ser feitos pelo orientador, diretamente no Atena. É preciso solicitar à Comissão de Pesquisa para que o projeto seja ativado. 

Anualmente, a Comissão de Pesquisa do IFUSP divulgará a abertura do Edital para bolsas PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI, elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, para que os alunos possam concorrer às bolsas oferecidas pelo CNPq. 

Confira o programa no linkhttp://prp.usp.br/iniciacao-cientifica-e-tecnologica/

Prezados Orientadores e Bolsistas PIBIC/PIBITI,

a Comissão de Pesquisa do IFUSP- CPq elaborou esse informativo, visando minimizar dúvidas de orientadores e bolsistas de Iniciação Científica e solicitamos que seja lido até o final.

Anualmente, a Pró Reitoria de Pesquisa – PRP abre um edital para bolsas PIBIC/PIBITI, ofertadas pelo CNPq. Após o processo de inscrição e classificação, os contemplados serão comunicados pela PRP.

 

Segue abaixo um pequeno informativo de etapas para os contemplados com as bolsas do CNPq.

1. Obrigações do bolsista:

- Estar regularmente matriculado em curso de graduação.

- Não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.

- Apresentar CV Lattes atualizado. Para atualizar, recomendamos fazer login na Plataforma Lattes, cadastrar novamente e-mail ou CPF e atualizar utilizando a opção ENVIAR, mesmo que essas informações já estejam corretas.

- Não estar recebendo bolsa de outros programas do CNPq, da USP (exceto nos casos de auxílio permanência: moradia, alimentação) ou de outras agências de fomento no momento da atribuição e da vigência da bolsa de Iniciação Científica.

- Ficar atento a mensagem que receberá do CNPq no e-mail cadastrado no CV Lattes, com uma chave de acesso, para inserir seus dados bancários e, gerar o “Termo de Aceite”. A conta corrente do Banco do Brasil, tem que ser individual, não pode ser poupança, conjunta, ou qualquer outra modalidade.

O estudante somente terá sua bolsa ativada quando responder ao “Termo de Aceite”.

- Apresentar o Relatório Parcial (aos 6 meses), e o Relatório Final (aos 12 meses), conforme cronograma e instruções da PRP, sob pena de cancelamento e/ou devolução da bolsa ao CNPq. O sistema Atena enviará mensagens automáticas, com antecedência, para orientador e aluno, informando sobre os prazos de entrega dos relatórios.

- Apresentar seu trabalho de Iniciação Científica e/ou Inovação Tecnológica no SIICUSP, no mesmo ano em que terminar o período de sua bolsa. Essa participação renderá créditos nas AACs.

- Para os assuntos relacionados ao pagamento de mensalidades ou atraso das mesmas, o próprio aluno deverá enviar um email para atendimento@cnpq.br, visto que nem a CPq e nem a PRP, têm acesso a essas informações. Recomendamos que, antes de enviar o email, verifique se fez o aceite da bolsa.

- Cadastrar sua frequência no sistema Atena, conforme autorizado pela PRP e consta no item 5.2.4 do Edital PIBIC/PIBITI. Faça login no sistema Atena e siga o caminho: Programas/Iniciação/Gerenciamento/Frequência. Sem a frequência cadastrada, o Atena não emitirá o Atestado de Conclusão da IC.

 

2. Caberá ao orientador:

- Acompanhar o bolsista durante todo o período da bolsa.

-Comunicar à CPq, por email, o desligamento do bolsista, para que seja cadastrado, indicando a data exata em que deverá ser feito e o motivo, dentre esses listados abaixo, existentes no Atena (não tem como inserir outro motivo):

- Adquiriu vínculo empregatício

- Insuficiência de desempenho

- Concluiu a graduação

- Desistiu da IC

- Falecimento

Se já tiver um aluno para substituir o anterior (até 6 meses do desenvolvimento do projeto), deverá indicar o nome, número USP e link do CV Lattes atualizado ou informar que não haverá substituição e solicitar o cancelamento do projeto. Poderá ainda, informar que está em fase de seleção de um substituto. Esse processo deve ser feito o mais rápido possível.

Pedimos que em todas as solicitações feitas à CPq, o número do projeto seja informado no assunto do email e agradecemos muito por ser essa uma ferramenta muito útil para agilizar nosso trabalho.

 

Outras informações importantes sobre IC:

1. As bolsas PUB são administradas pela Pró Reitoria de Graduação – PRG e as dúvidas devem ser enviadas à prg@usp.br, pelo orientador.

2. A CPq não pode emitir declarações ou atestados para bolsistas que não foram cadastrados no Atena.

3. Os alunos de IC estão autorizados, pela PRP, a cadastrar sua própria frequência.  

 

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas junto a cpqif@if.usp.br

Comissão de Pesquisa - IFUSP

 

Segue a Resolução que instituiu o Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP.

 

http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copq-no-7236-de-22-de-julh...

 

 

 

 

Resolução CoPq nº7.786, de 26 de agosto de 2019

Resolução CoPq nº7.786, de 26 de agosto de 2019

Resolução CoPq nº7.786, de 26 de agosto de 2019Resolução CoPq nº7.786, de 26 de agost