Acolhimento Integrado do IFUSP

O Acolhimento Integrado do IFUSP atua na coordenação do Programa de Mentoria, na promoção de eventos abertos à comunidade e no oferecimento de acolhimento por meio de orientações com nossas psicólogas.

Atividades com as psicólogas:

1. Orientação individual

Consiste no agendamento de orientação individual para acolhimento com uma das psicólogas. O serviço não é psicoterapia. A participação é voluntária e o atendimento é sigiloso. A orientação é voltada para a comunidade do IFUSP (alunos de graduação, pós-graduação, pós-docs, funcionários e docentes). O próprio solicitante deve preencher o formulário de triagem. Por conta do impacto da pandemia, neste momento, as orientações esão sendo realizadas via Google Meet, Zoom ou Skype. Acesse o formulário AQUI.

2. Encontros on-line de acolhimento em grupo

O Acolhimento Integrado realiza encontros on-line de acolhimento uma vez por mês para alunos de graduação e pós-graduação do IFUSP. O encontro é com as psicólogas Ana e Marina e normalmente tem a participação de dez alunos (no máximo). Imagens são utilizadas para motivar a conversa e o encontro necessita de interação entre todos os participantes.

Encontros anteriores:

• 29/07/2020: "Como você está (de verdade)?"
  • 26/08/2020: "Como você sente que pode ser ajudado?"
  • 07/10/2020: "Como está sendo sua experiência com a pandemia?" e "O que tem feito você se sentir bem ultimamente?"
  • 25/11/2020: “O que eu acho que deveria estar fazendo e o que eu realmente consigo fazer agora?” e “O que as últimas semanas te ensinaram?”

3. Rodas de discussão on-line para docentes

Acolhimento Integrado realiza uma roda de discussão on-line de docentes do IFUSP com a psicóloga uma vez por mês. A roda é um espaço de escuta para que os docentes possam compartilhar experiências (como a transição do ensino presencial para o ensino emergencial remoto)  e ter orientação sobre assuntos pessoais e profissionais (por exemplo, demandas relativas a alunos).  Para receber o link, é necessário se inscrever para cada encontro. Há um limite de vagas.

Próxima data:

• 30/11/2020 - inscreva-se AQUI.

Rodas anteriores:

• 04/09/2020
  • 09/10/2020

E se eu precisar de ajuda urgente?

Caso haja urgência, os seguintes serviços podem ajudar:

• Centro de Valorização da Vida (CVV): realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (número 188), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.
  • Pronto Socorro Municipal Prof. João Catarin Mezomo - P.S. Lapa - Pronto Atendimento em Psiquiatria 24 horas - Av. Queiroz Filho, 313 - Lapa - Telefone: 4878-1701.
  • Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) - Rua Maj. Maragliano, 241 - Vila Mariana - Telefone: 3466-2100.

Para demais serviços:

• Pronto Socorro Referenciado HU-USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 2565).
  • Outros serviços:
  1. Comunidade USP conta com atendimento on-line de apoio à saúde mental.
  2. Mapa da saúde mental na USP.