Acolhimento Integrado do IFUSP

O Acolhimento Integrado do IFUSP conta com o apoio das psicólogas Marina e Ana Laura e tem três subprogramas:

1. Programa de Mentoria
Cada grupo de aproximadamente 20 alunos será acompanhado por um par de mentores (docente + funcionário) para discutir questões diversas, como gerenciamento de tempo, relacionamentos interpessoais, hábitos de estudo, entre outros. Poderá haver um ou dois encontros do grupo por mês. A mentoria busca incentivar alunos a ter uma relação de suporte e a cuidar de sua saúde física e emocional. É uma atividade em grupo que favorece a troca de experiências entre os participantes, sejam alunos ou mentores. Permite um espaço de reflexão sobre si em um ambiente de acolhimento e desenvolvimento pessoal. Não é um espaço com foco em suprir lacunas de conhecimento em física.
Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação do IFUSP
Como participar? Acesse nossa página e saiba mais!

2. Eventos
Por meio de palestras e oficinas, serão tratadas questões voltadas para a qualidade de vida, como maneiras de lidar com a ansiedade e o estresse, técnicas para aprimorar habilidades sociais e práticas de relaxamento e meditação.
Público-alvo: comunidade do IFUSP (alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e docentes)
Onde? IFUSP
Quando? A partir do 1º semestre de 2019
Como participar? Confira nossos eventos!

3. Orientação individual
Consiste no agendamento de uma sessão individual para orientação com uma das psicólogas. O serviço não é psicoterapia. A participação é voluntária e o atendimento é sigiloso.
Onde? IFUSP
Como solicitar agendamento? O próprio solicitante deve preencher o formulário de triagem e aguardar o recebimento de um e-mail com a informação de data e horário do agendamento.

=========
E se eu precisar de ajuda urgente?

Caso haja urgência, os seguintes serviços podem ajudar:

- Centro de Valorização da Vida (CVV): realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (número 188), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

- Para emergência psiquiátrica: Pronto Socorro Municipal Prof. João Catarin Mezomo - P.S. Lapa - Pronto Atendimento em Psiquiatria 24 horas - Av. Queiroz Filho, 313 - Lapa.

Para demais serviços:

- Pronto Socorro Referenciado HU-USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 2565).

- Outros serviços: https://jornal.usp.br/universidade/setembroamarelo/.