Acolhimento Integrado do IFUSP

O Acolhimento Integrado do IFUSP atua na coordenação do Programa de Mentoria, na promoção de eventos abertos à comunidade e no oferecimento de acolhimento por meio de orientações com nossas psicólogas.

Atividades com as psicólogas:

Orientação individual

Consiste no agendamento de orientação individual para acolhimento com uma das psicólogas. O serviço não é psicoterapia. A participação é voluntária e o atendimento é sigiloso. A orientação é voltada para a comunidade do IFUSP (alunos de graduação, pós-graduação, pós-docs, funcionários e docentes). O próprio solicitante deve preencher o formulário de triagem. Por conta do impacto da pandemia, neste momento, as orientações esão sendo realizadas via Google Meet, Zoom ou Skype. Acesse o formulário AQUI.

Encontros online de acolhimento em grupo

O encontro online de acolhimento em grupo é um espaço para os estudantes compartilharem sobre suas vivências relacionadas ao IFUSP. Ele é guiado pela psicóloga e tem participação de até 20 alunos que interagem durante a atividade.

Encontros anteriores:

• 22/09/2021: Trabalhem enquanto eles dormem?
  • 23/06/2021: Conversando sobre Saúde Mental, Física e Criatividade
  • 26/05/2021: A adaptação na vida universitária - Como tem sido esse começo? (encontro para ingressantes 2021)
  • 19/05/2021: Como é a vida social durante a pandemia?
  • 24/03/2021: Fechamento do encontro anterior
  • 24/02/2021: Você também se sente um impostor?

Roda de discussão online de docentes

A roda é um espaço para que os docentes do IF possam compartilhar experiências e discutir temáticas relativas ao cotidiano profissional. O encontro normalmente ocorre uma ou duas vezes por semestre.

Encontro anterior: 19/05/2021

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Serviços de apoio à saúde mental dentro da USP:

E se eu precisar de ajuda urgente?

Caso haja urgência, os seguintes serviços podem ajudar:

• Centro de Valorização da Vida (CVV): realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (número 188), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.
  • Pronto Socorro Municipal Prof. João Catarin Mezomo - P.S. Lapa - Pronto Atendimento em Psiquiatria 24 horas - Av. Queiroz Filho, 313 - Lapa - Telefone: 4878-1701.
  • Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) - Rua Maj. Maragliano, 241 - Vila Mariana - Telefone: 3466-2100.