Acolhimento Integrado do IFUSP

O Acolhimento IFUSP atua, desde 2018, na coordenação do Programa de Mentoria, na promoção de eventos abertos à comunidade e no oferecimento de orientações individuais.

Orientação individual

Espaço de escuta individual que busca acolher, refletir e orientar questões que envolvam: desempenho acadêmico ou profissional; relacionamentos institucionais; saúde mental e outras questões relacionadas à vivência no IF. São realizados até 3 encontros com as profissionais do Acolhimento.

Quando necessário, são realizados encaminhamentos para a rede de cuidados interna e externa, destinada à comunidade USP.
O trabalho é sigiloso, não é um serviço de psicoterapia e pode ser realizado presencialmente ou online.
A Orientação Individual é voltada para a comunidade do IFUSP (alunos de graduação, pós-graduação, pós-docs, funcionários e docentes).

► Inscreva-se AQUI ◄

Portas Abertas à Comunidade

Atendimento à comunidade IFUSP, sem necessidade de agendamento. É uma oportunidade de conhecer as profissionais do Programa de Acolhimento. Venha conversar sobre qualquer assunto, tirar dúvidas, propor ações e saber mais sobre o programa!

Toda 3ª feira, das 13h às 14h30, na sala do Acolhimento (Ed. Principal, 2º andar, em frente à sala Jayme Tiomno e escadarias).

FisicAcolhe

O FísicAcolhe é a nova versão do programa de mentoria, reformulado a partir de demandas do corpo estudantil do IFUSP e por meio de amplo diálogo com a comunidade. É uma atividade em grupo para troca de experiências e visa proporcionar um espaço de reflexão em um ambiente de acolhimento e desenvolvimento pessoal.

Os encontros semanais reúnem participantes e mentores - docentes, funcionários,  estudantes veteranos e as orientadoras do Programa de Acolhimento. São abordados diversos temas que atravessam toda a comunidade do Instituto: a formação dos estudantes de Física, gerenciamento de tempo, relacionamentos interpessoais, inseguranças, hábitos de estudo, perspectivas futuras e outros assuntos de interesse.

Serviços de Saúde Mental

E se eu precisar de ajuda urgente?
Caso haja urgência, os seguintes serviços podem ajudar:
  • Pronto Socorro Municipal Prof. João Catarin Mezomo | P.S. Lapa - Pronto Atendimento em Psiquiatria 24 horas | Av. Queiroz Filho, 313 - Lapa - Telefone: 4878-1701.
  • Centro de Valorização da Vida (CVV): realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Telefone (188), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.
  • Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) | Rua Maj. Maragliano, 241 - Vila Mariana - Telefone: 3466-2100.