• 1 - Como fazer com os livros adquiridos com Reserva Técnica da FAPESP?
  • 2 - Onde fica a biblioteca?
  • 3 - Quais são os horários da biblioteca?
  • 4 - Quais são os prazos e quantidade de livros para alunos, docentes e funcionários?
  • 5 - Instruções Para Doação de livros e periódicos à Biblioteca IFUSP
  • 6 - Onde posso obter informações sobre as bibliotecas da USP?
  • 7 - Posso emprestar livros se não sou ligado à USP?
  • 8 - Posso sugerir a compra de livros e periódicos?
  • 9 - Posso entrar com água e alimentos na biblioteca?
  • 10 - A biblioteca possui computadores disponíveis para os usuários?
  • 11 - Onde eu posso procurar ajuda para pesquisas?
  • 12 - Como faço a renovação dos meus empréstimos?
  • 13 - Como encontrar um livro na Biblioteca?
  • 14 - Sobre FICHA CATALOGRÁFICA
  • 15 - Conexão VNP

1 - Como fazer com os livros adquiridos com Reserva Técnica da FAPESP?

Setor de Patrimônio do IFUSP: Compete ao Serviço de Patrimônio a incorporação de bens permanentes adquiridos com recursos orçamentários e extra-orçamentários (convênios institucionais); a incorporação, como "bens de terceiros", de bens permanentes adquiridos com recursos de auxílios individuais (FAPESP e CNPq); a incorporação de bens recebidos por doação; a transferência de bens permanentes entre unidades ou instituições públicas; o controle da movimentação interna; a atualização dos respectivos responsáveis e usuários e a baixa de bens permanentes inservíveis.

A doação à biblioteca dever ser feita da seguinte maneira:
- O docente/pesquisador ou secretaria deve fazer contato com o Setor de Patrimônio do IFUSP que é o responsável por abrir o processo para doação de livros para a biblioteca;
- O processo após aberto pelo Setor de Patrimônio deverá ser encaminhado para a biblioteca para tombamento dos livros: caso os livros ainda não estejam na biblioteca, o pesquisador deverá leva-lo para que sejam tombados (patrimoniados);
- Após o tombamento, caso o docente/pesquisador ainda necessite dos livros para sua pesquisa, o empréstimo deverá ser oficializado na Biblioteca, de acordo com a categoria; caso contrário, os livros serão inseridos no acervo e disponibilizados a todos os usuários. Após este procedimento o processo é devolvido ao setor de patrimônio.

2 - Onde fica a biblioteca?

A biblioteca está localizada na Rua do Matão, 1371, dentro da Cidade Universitária, Butantã.

Clique aqui para ver o mapa.

3 - Quais são os horários da biblioteca?

Segunda a sexta: 8h às 21h45

Período não letivo: Segunda a sexta: 09h às 19h

Status Itens Período
Graduação/ funcionários 10 10 dias
Pós-Graduação 15 20 dias
Docentes 20 30 dias

5 - Instruções Para Doação de livros e periódicos à Biblioteca IFUSP clique aqui

6 - Onde posso obter informações sobre as bibliotecas da USP?

As informações podem ser obtidas no site da ABCD (Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo).

7 -  Posso emprestar livros se não sou ligado à USP?

O empréstimo é permitido àqueles que têm algum vínculo com a USP, as bibliotecas cadastradas e participantes de algum grupo de pesquisa. Neste último caso, um professor do Instituto poderá autorizá-lo a retirar livros.

8 - Posso sugerir a compra de livros e periódicos?

Sim, existe um formulário específico para esse fim, CLIQUE AQUI para acessá-lo.

9 - Posso entrar com água e alimentos na biblioteca?

Não. Alimentos e bebidas não são permitidos no interior da biblioteca.

10 - A biblioteca possui computadores disponíveis para os usuários?

Na sala de atendimento ao usuário, permitimos que os alunos utilizem computadores, contanto que seja para fins acadêmicos e por um breve período.

11 - Onde eu posso procurar ajuda para pesquisas?

Basta comparecer na biblioteca e procurar a Sala de Atendimento. Também é possível enviar suas dúvidas online, através do chat em tempo real ou do formulário de contato, disponíveis em nosso site.

Você pode acessar o menu "como fazer", onde você encontra diversos tutoriais para auxiliar sua pesquisa.

12 - Como faço a renovação dos meus empréstimos?

As renovações de empréstimos podem ser feitas de forma presencial, no  balcão da biblioteca, ou online, diretamente no Portal de Busca Integrada. Mas atenção: são aceitas até 3 renovações online, já a 4ª renovação deverá ser efetuada no balcão da biblioteca, pessoalmente. Além disso, se o livro possuir reservas, você não conseguirá fazer a renovação.

Veja abaixo o passo a passo:

1. Acesse o Portal neste link;

2. Clique em IDENTIFICAÇÃO;

3. Informe seu ID de usuário (num. USP) e senha. (a mesma utilizada para o empréstimo);

4. Clique em MINHA CONTA (opção que aparece na barra superior direita da página) e

5. Selecione a opção "renovar".

13 - Como encontrar um livro na Biblioteca?

Os livros estão organizados de acordo com o número de chamada localizado na etiqueta fixada na lombada do livro. Ele determina sua localização na prateleira e é obtido pela pesquisa no Portal de Busca Integrada:

Ex.:  370 S124e v.2 ex.3

370 – assunto

S124e – número do autor (Tabela Cutter)

v. 2 – n. do volume, em caso de coleção

ex. 3 – n. do exemplar

Nas prateileiras existem placas que indicam a numeração dos livros que se encontram nela.

14 - Sobre FICHA CATALOGRÁFICA

A Biblioteca elabora a Ficha Catalográfica para trabalhos de conclusão de cursos de graduação ou pós graduação, preencha o formulário da CPG e o envie ao e-mail  bib@if.usp.br

O pedido deve ser enviado contendo o resumo e abstract da versão definitiva e normalizada do trabalho em arquivo .doc, .txt ou pdf.   A elaboração da Ficha Catalográfica será feita no prazo de 01 (um) dia útil.  Informações sobre encadernação de Teses e Dissertações veja aqui.

Para mais informações: Tel. 3091-6923 e 3091-6998
E-mail: bib@if.usp.br