- 1 - Como fazer com os livros adquiridos com Reserva Técnica da FAPESP?
- 2 - Onde fica a biblioteca?
- 3 - Quais são os horários da biblioteca?
- 4 - Quais são os prazos e quantidade de livros para alunos, docentes e funcionários?
- 5 - Instruções Para Doação de livros e periódicos à Biblioteca IFUSP
- 6 - Onde posso obter informações sobre as bibliotecas da USP?
- 7 - Posso emprestar livros se não sou ligado à USP?
- 8 - Posso sugerir a compra de livros e periódicos?
- 9 - Posso entrar com água e alimentos na biblioteca?
- 10 - A biblioteca possui computadores disponíveis para os usuários?
- 11 - Onde eu posso procurar ajuda para pesquisas?
- 12 - Como faço a renovação dos meus empréstimos?
- 13 - Como encontrar um livro na Biblioteca?
- 14 - Sobre FICHA CATALOGRÁFICA
- 15 - Conexão VNP
1 - Como fazer com os livros adquiridos com Reserva Técnica da FAPESP?
2 - Onde fica a biblioteca?
A biblioteca está localizada na Rua do Matão, 1371, dentro da Cidade Universitária, Butantã.
Clique aqui para ver o mapa.
3 - Quais são os horários da biblioteca?
Segunda a sexta: 8h às 21h45
Período não letivo: Segunda a sexta: 09h às 19h
4 - Quais são os prazos e quantidade de livros para alunos, docentes e funcionários?
Status | Itens | Período |
Graduação/ funcionários | 10 | 10 dias |
Pós-Graduação | 15 | 20 dias |
Docentes | 20 | 30 dias |
5 - Instruções Para Doação de livros e periódicos à Biblioteca IFUSP clique aqui
6 - Onde posso obter informações sobre as bibliotecas da USP?
As informações podem ser obtidas no site da ABCD (Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo).
7 - Posso emprestar livros se não sou ligado à USP?
O empréstimo é permitido àqueles que têm algum vínculo com a USP, as bibliotecas cadastradas e participantes de algum grupo de pesquisa. Neste último caso, um professor do Instituto poderá autorizá-lo a retirar livros.
8 - Posso sugerir a compra de livros e periódicos?
Sim, existe um formulário específico para esse fim, CLIQUE AQUI para acessá-lo.
9 - Posso entrar com água e alimentos na biblioteca?
Não. Alimentos e bebidas não são permitidos no interior da biblioteca.
10 - A biblioteca possui computadores disponíveis para os usuários?
Na sala de atendimento ao usuário, permitimos que os alunos utilizem computadores, contanto que seja para fins acadêmicos e por um breve período.
11 - Onde eu posso procurar ajuda para pesquisas?
Basta comparecer na biblioteca e procurar a Sala de Atendimento. Também é possível enviar suas dúvidas online, através do chat em tempo real ou do formulário de contato, disponíveis em nosso site.
Você pode acessar o menu "como fazer", onde você encontra diversos tutoriais para auxiliar sua pesquisa.
12 - Como faço a renovação dos meus empréstimos?
As renovações de empréstimos podem ser feitas de forma presencial, no balcão da biblioteca, ou online, diretamente no Portal de Busca Integrada. Mas atenção: são aceitas até 3 renovações online, já a 4ª renovação deverá ser efetuada no balcão da biblioteca, pessoalmente. Além disso, se o livro possuir reservas, você não conseguirá fazer a renovação.
Veja abaixo o passo a passo:
1. Acesse o Portal neste link;
2. Clique em IDENTIFICAÇÃO;
3. Informe seu ID de usuário (num. USP) e senha. (a mesma utilizada para o empréstimo);
4. Clique em MINHA CONTA (opção que aparece na barra superior direita da página) e
5. Selecione a opção "renovar".
13 - Como encontrar um livro na Biblioteca?
Os livros estão organizados de acordo com o número de chamada localizado na etiqueta fixada na lombada do livro. Ele determina sua localização na prateleira e é obtido pela pesquisa no Portal de Busca Integrada:
Ex.: 370 S124e v.2 ex.3
370 – assunto
S124e – número do autor (Tabela Cutter)
v. 2 – n. do volume, em caso de coleção
ex. 3 – n. do exemplar
Nas prateileiras existem placas que indicam a numeração dos livros que se encontram nela.
14 - Sobre FICHA CATALOGRÁFICA
A Biblioteca elabora a Ficha Catalográfica para trabalhos de conclusão de cursos de graduação ou pós graduação, preencha o formulário da CPG e o envie ao e-mail bib@if.usp.br
O pedido deve ser enviado contendo o resumo e abstract da versão definitiva e normalizada do trabalho em arquivo .doc, .txt ou pdf. A elaboração da Ficha Catalográfica será feita no prazo de 01 (um) dia útil. Informações sobre encadernação de Teses e Dissertações veja aqui.
Para mais informações: Tel. 3091-6923 e 3091-6998
E-mail: bib@if.usp.br
15 - Conexão VNP
- Para conexão VNP-IFUSP, Clique aqui
- Para conexão VNP-USP, Clique aqui