Bacharelado em Física

Comissão Responsável:

Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Física

 

O curso do bacharelado em Física se baseia num aprendizado contínuo e autônomo, a fim de que os estudantes adquiram a agilidade indispensável para adaptação a novos cenários. O aluno formado tem conhecimento plural das diferentes áreas da Física, desde Física de Altas Energias à síntese e caracterização de Novos Materiais, com amplo conhecimento em técnicas computacionais e programação, além de ferramentas matemáticas sofisticadas. Com as competências adquiridas, o aluno formado tem habilidade também para atuar em projetos de inovação tecnológica, divulgação científica e áreas multidisciplinares em interface com Geofísica, Oceanografia, Biologia, Bioquímica, Química, Farmácia e Medicina. O curso atual tem alto nível de flexibilidade e formação personalizada do aluno, permitindo que este se encaminhe com segurança nas diversas áreas de atuação de competência do físico.

Pós-graduação como diferencial já na graduação:

A forte integração entre nossos cursos de graduação e pós-graduação é excelente para quem prosseguirá com os estudos na pós-graduação em Física e também para quem pretende mudar de área ou seguir diretamente para o mercado de trabalho. Disciplinas da pós-graduação que podem ser cursadas como optativas de graduação; disciplinas optativas introdutórias nas diversas áreas de pesquisa desenvolvidas no IFUSP; contato direto com docentes orientadores e projetos de Iniciação Científica junto a grupos de pesquisa são as maneiras de se vivenciar esta integração entre cursos.

Atividades extracurriculares:

O instituto oferece um amplo leque de opções extracurriculares que enriquecem e diferenciam a formação do aluno, permitindo um amadurecimento profissional e acadêmico mais precoce. Acompanhe a programação de Colóquios, Seminários, Escolas e Cursos direcionados e outras iniciativas de docentes e pesquisadores parceiros.

Estágios:

Para complementar a formação dos alunos para o mercado de trabalho, o IFUSP também conta com um programa de estágios não obrigatórios: a ideia é que propiciem complementação do ensino e da aprendizagem, a fim de se constituírem em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. Ele tanto pode ser realizado em empresas externas conveniadas à Universidade, quanto em outras Unidades da USP.

---

O Instituto de Física da USP é responsável por uma fração importante de toda a pesquisa em física e ensino de física no Brasil. Estamos em permanente conexão com os avanços das ciências e das novas necessidades da sociedade, atualizando as disciplinas dos cursos, criando novas habilitações e flexibilizando currículos.

No IFUSP, o curso de Bacharelado em Física é oferecido em dois períodos. O curso diurno tem a duração prevista para oito semestres, enquanto o noturno foi organizado para a realização em dez semestres. Atualmente, são 60 vagas para o Diurno e 75 vagas para o Noturno. O ingresso ocorre, anualmente, via vestibular da FUVEST e também pelo Sisu.

Desenvolvido por IFUSP