Licenciatura em Física

Comissão Responsável:

Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física

 

Nosso objetivo é formar pessoas hábeis na difusão do conhecimento: nossos estudantes têm formação sólida sobre as mais atuais tendências educacionais para o Ensino de Física, desenvolvem autonomia e capacidade de pesquisa e são agentes promotores de uma nova educação adequada ao século XXI. O curso busca formar um professor para atuar nas salas de aula do Ensino Fundamental e Médio, em diferentes espaços e realidades sociais e capacitar profissionais para ações relacionadas à educação formal, à divulgação científica, em pesquisas educacionais, no ensino à distância ou na crescente demanda pela produção de materiais didáticos compatíveis com as novas mídias. Além disso, a USP oferece um leque de oportunidades em projetos voltados aos desafios da realidade intra e extra universidade. Essas oportunidades constituem um espaço complementar de formação. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o Programa Residência Pedagógica, o Programa Unificado de Bolsas e o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação perfazem algumas das oportunidades oferecidas aos estudantes USP.

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento:

Diferentes atividades de aprofundamento podem ser realizadas: Iniciação Científica ou Iniciação à Docência; Participação em Projetos ou Grupos de Pesquisa; Participação em Seminários, Palestras e Congressos; Ações de Divulgação Científica ou Educação Não-Formal, Participação em projetos de Extensão Universitária; etc. Estimula-se ao máximo que os estudantes, ao longo de toda a sua formação, participem da maior diversidade de atividades possível.

Práticas como Componente Curricular:

Existem diferentes disciplinas do eixo formativo de Física e Ciências Afins associadas a Práticas como Componentes Curriculares (PCCs). Nessas disciplinas (Ótica, Mecânica, Mecânica dos Corpos Rígidos e Fluidos, Termo-Estatística, Eletricidade e Magnetismo II, Relatividade, Física Moderna I e II) o objetivo é proporcionar experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência, trabalhando com conteúdos ligados às disciplinas.

Estágios Supervisionados:

Os Estágios Supervisionados são situações reais de exercício da prática educativa articulado a disciplinas específicas e com supervisão de um docente USP; isto é fundamental para a formação do licenciando, permitindo sua vivência em espaços nos quais sua profissão é realizada. Diferentes momentos de estágios são realizados ao longo do curso.

---


O Instituto de Física da USP é responsável por uma fração importante de toda a pesquisa em física e ensino de física no Brasil. Estamos em permanente conexão com os avanços das ciências e das novas necessidades da sociedade, atualizando as disciplinas dos cursos, criando novas habilitações e flexibilizando currículos.

No IFUSP, o curso de Licenciatura em Física é oferecido em dois períodos. O curso diurno tem a duração prevista para oito semestres, enquanto o noturno foi organizado para a realização em dez semestres. Atualmente, são 50 vagas para o Diurno e 60 vagas para o Noturno. O ingresso ocorre, anualmente, via vestibular da FUVEST e também pelo Sisu.

Desenvolvido por IFUSP