Convite à Física

Data do Evento:
13/08/2014 - 18:00

Convite à Física 2014

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

“Frustração Magnética: Ordem por Desordem, Líquidos de Spin e Outras Histórias”

Palestrante: Prof. Rafael S. Freitas, IFUSP

Data: dia 13 de agosto, quarta-feira às 18:00 hs

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Resumo

A incapacidade de satisfação das interações magnéticas, pode resultar no aparecimento de uma série de fenômenos físicos novos e excitantes na milenar aventura da humanidade relacionada ao estudo de materiais magnéticos. Nesta palestra discutiremos algumas implicações impostas pela geometria de distribuição atômica no comportamento magnético dos compostos denominados Pirocloros. Fenômenos clássicos e quânticos de ordem por desordem; a formação de líquidos; vidros e gelos de spins; assim como comportamento análogo ao de monopólios magnéticos podem ser observados quando a natureza tenta conciliar informações conflitantes em uma estrutura magnética.

Os Organizadores.