Data do Evento:
16/05/2023 - 16:00
  • A aprendizagem da pesquisa no PPG Interunidades em Ensino de Ciências da USP: relato de uma experiência
    Seminários Gerais de Ensino de Ciências com o Prof. Sergio de Mello Arruda (UEL)
    16/05, 3ª feira, 16h. Auditório Adma Jafet, com transmissão ao vivo.

O processo de tornar-se pesquisador pode ser compreendido como o desenvolvimento (ou aprendizagem) de um saber caracterizado por seis focos principais: interesse, conhecimento, metodologia, criatividade, comunidade e identidade. Neste seminário vou analisar meu desenvolvimento como pesquisador da área de ensino/educação, com base nesses seis focos, tendo como referência minha experiência pessoal como egresso do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Falo brevemente da minha trajetória, da graduação até os dias de hoje, da experiência cultural de viver na USP (fui morador do CRUSP), do impacto do PIEC/USP na minha formação como pesquisador e das implicações que isso trouxe para o desenvolvimento da pesquisa em ensino de física e ciências na minha universidade bem como no Estado do Paraná.

Data de Término:
16/05/2023 - 17:30