Da Assessoria de Comunicação do IFUSP:
Um Pouco de Física do Cotidiano
Se o ar quente sobe, por que é frio nas montanhas e quente no litoral?
Autor: Prof. Otaviano Helene (IFUSP)
Apresentação e conversa com o autor:
Dia: 04 de maio, às 16 horas
Auditório Adma Jafet – Instituto de Física da USP
Rua do Matão, Travessa R, nº. 187 – Cidade Universitária – S. Paulo - SP
Breve resumo do livro:
Este livro procura a física existente em vários fenômenos comuns do nosso dia a dia, buscando respostas a perguntas que podemos fazer ao observar as coisas que acontecem à nossa volta. Afinal, como já está em seu subtítulo, se o ar quente sobe, por que não é quente nas montanhas e frio no litoral?
Muitas outras questões do mesmo tipo são discutidas no livro. Por exemplo, por que as ondas sempre chegam “de frente” nas praias, independentemente do lado para o qual elas são voltadas? Qual a diferença entre um tsunami e uma onda comum? E por que areia molhada é, usualmente, mais escura que areia seca?
Ou, ainda, o que o tamanho dos átomos pode nos dizer sobre as tão saborosas massas folhadas e o que a física pode nos ensinar sobre o desempenho dos atletas?
Essas e outras dezenas de questões são examinadas neste livro. Talvez elas sirvam para que as pessoas – e os estudantes em especial – apreciem melhor os fenômenos do nosso dia a dia e que a apreciação destes motive o interesse pelas ciências em geral e pela física em particular.