Caleidoscópio Quântico construído por trajetórias clássicas - Seminário do Grupo Controle de Oscilações

Data do Evento:
12/09/2019 - 14:00

Caleidoscópio Quântico construído por trajetórias clássicas

Seminário do Grupo Controle de Oscilações

Prof. Alfredo M. Ozório de Almeida (CBPF)

12/09, 5ª feira, 14h. IFUSP, Ed. Basílio Jafet, sala 105.

Resumo

A Hamiltoniana de Kerr é um oscilador harmônico elevado ao quadrado, com aplicações na óptica quântica. Transforma ao longo do tempo, um simples estado coerente gaussiano em sucessivos 'múltiplos gatos de Schrödinger'; delineando um verdadeiro caleidoscópio no espaço de fases, segundo a representação de Wigner. Apresenta-se um método semiclássico derivado diretamente de integral de caminhos, que reproduz, tanto qualitativamente quanto quantitativamente, a evolução quântica muito além de um tempo de Ehrenfest: Temos então abundantes cáusticas, onde aproximações semiclássicas tradicionais são marcadas por divergências espúrias. Essa notável verificação computacional aponta para o emprego confiável do método em sistemas onde a evolução quântica exata é de difícil acesso.