Ciência em Voz Alta: Livros Infantis Como Ferramentas Pedagógicas no Ensino Fundamental de Ciências

Data do Evento:
20/10/2020 - 16:00

Palestrante: Prof. Alan Oliveira (State University of New York)

Data e Local: 20/10, 3ª feira, 16h. Evento via YouTube.

Resumo

Nesta palestra, Dr. Alan Oliveira apresentará os métodos e resultados de sua pesquisa na qual procura alcançar um entendimento mais avançado da utilização de livros infantis como ferramentas pedagógicas para o ensino de ciências no nível fundamental. Mais especificamente, ele falará sobre estudos discursivos nos quais examina o engajamento literário científico de crianças promovido por professores de primeira a sexta séries em escolas de Nova York.  Seus resultados revelam a multiplicidade de formas pelas quais leitura infantil em voz alta é concebida e elaborada por professores primários assim como estratégias pedagógicas que vão além da transmissão passiva de fatos científicos e incluem graus crescentes de transação de significados (negociação por meio de diálogo). Será sugerido que um entendimento teórico-empírico mais sofisticado da prática de ler em voz alta é fundamental para o preparo de professores de ciências no nível fundamental.

Sobre o evento

Seminário de Ensino promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.

Data de Término:
20/10/2020 - 18:00