Colóquio do IFUSP com o Prof. André Vieira (IFUSP)

Data do Evento:
29/09/2016 - 16:00 até 18:00

COLÓQUIO - IFUSP

“Modelagem física do movimento de pedestres”

Prof. Dr. André de Pinho Vieira  -  IFUSP

Dia: 29.09.2016 - 16 horas

Local: Auditório Abrahão de Moraes - IFUSP

Transmissão: www.iptv.usp.br

Resumo da palestra:

O comportamento coletivo de pedestres apresenta uma série de fenômenos complexos semelhantes àqueles exibidos pelos sistemas físicos usuais de muitas partículas, em especial os materiais granulares, e tem conexão com os sistemas de "matéria ativa", em que energia mecânica é injetada continuamente. Oferecemos um panorama dos estudos voltados para a modelagem física do movimento de pedestres, com ênfase no modelo de "força social" de Helbing e suas extensões. Ao final, discutiremos aplicações à separação ótima de ​pedestres ou outras partículas ativas em contrafluxo ao longo de um corredor [C. L. N. de Oliveira  et al., Phys. Rev.  X 6,011003 (2016)].

Informações sobre o palestrante:

Possui graduação (1995) e mestrado (1998) em Física pela Universidade Federal do Ceará, doutorado (2002) e pós-doutorado (2003-2005) em Física pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da Universidade Federal do Ceará (2005-2008). Atualmente é professor associado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Tem como principal área de pesquisa a física estatística de sistemas desordenados.

Data de Término:
29/09/2016 - 16:00