Colóquio do IFUSP com o Prof. Ivan dos Santos (CBPF)

Data do Evento:
25/10/2018 - 16:00 até 18:00

COLÓQUIO DO IFUSP

"Tecnologias Quânticas"

Prof. Dr. Ivan dos Santos Oliveira Junior (CBPF)

Data: 25/10/2018, às 16h.

Local: Auditório Abrahão de Moraes

RESUMO DA PALESTRA:

Para o mundo da computação, da ciência e da tecnologia, o ano de 2017 ficará possivelmente marcado como o ano da chamada "supremacia quântica". Este termo é utilizado para designar o momento em que os computadores quânticos se tornaram capazes de executar tarefas provadamente impossíveis para qualquer computador clássico existente, ou que venha a existir. De fato, em novembro do ano passado a IBM anunciou a construção bem sucedida de um chip quântico contendo 50 q-bits. A despeito dos ainda inúmeros imensos desafios tecnológicos para tornar a computação quântica comercial, está se tornando cada vez mais claro que isto vai acontecer em um futuro muito próximo. Acredita-se que o impacto científico-tecnológico da computação quântica será imensamente maior do que aquele que teve a descoberta do transistor em 1947 para a computação clássica. Porém, o computador quântico é apenas um exemplo de tecnologia baseada em fenômenos quânticos. Existem muitos outros exemplos, desde o simples laser, passando pelas diversas formas de microscopias eletrônicas, até aplicações em metrologia. Estima-se que 1/3 do PIB Norte Americano (algo em torno de U$ 4,5 trilhões) advém de aplicações diretas da Mecânica Quântica. Nesta palestra estas aplicações da Mecânica Quântica serão abordadas, com destaque para o computador anunciado pela IBM.

Sobre o palestrante:

É Bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1988) e Doutorado em Física pela Universidade de Oxford (1993). Ingressou como Pesquisador no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas em 1996, atingindo a posição de pesquisador titular III (nível mais alto da carreira de C&T) em 2013. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, Propriedades Magnéticas, Instrumentação para RMN, Computação Quântica por Ressonância Magnética Nuclear, RMN aplicada ao estudo de meios porosos e Divulgação Científica.  Atualmente, é Coordenador de Matéria Condensada, Física Aplicada e Nanociência do CBPF.

Palavras-chaves: supremacia quântica, chip quântico, fenômenos quânticos

Transmissão via IPTV: www.iptv.usp.br

Data de Término: