Colóquio do IFUSP com o Prof. Marco Aurélio B. Andrade

Data do Evento:
30/03/2017 - 16:00 até 18:00

COLÓQUIO DO IFUSP

Força de radiação acústica: levitação e transporte de objetos com som

Data:
quinta-feira, 30 Março, 2017 - 16:00
Palestrante: Prof. Dr. Marco Aurélio Brizzotti Andrade (IFUSP)
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

RESUMO DA PALESTRA:

Ondas sonoras transportam momento linear e angular. Quando uma onda sonora que se propaga em um meio atinge a superfície de um objeto, parte do momento da onda é transferida para o objeto, dando origem à força de radiação acústica. Devido à força de radiação acústica, é possível levitar objetos e líquidos com som. Além de levitar, também é possível utilizar ondas sonoras para mover e girar objetos de forma controlada. A força de radiação acústica também pode ser utilizada em meios líquidos, permitindo a manipulação e separação de células e micropartículas com ondas de ultrassom. Isto pode ter importantes aplicações práticas, como possibilitar a separação de células tumorais circulantes (CTCs) de células sadias ou dar origem a placas de petri “inteligentes”, que poderiam ser utilizadas para manipular células usando ondas sonoras.

DADOS DO PALESTRANTE:

O Prof. Brizzotti fez a graduação em Física no Instituto de Física da USP (2003), e o mestrado (2006), doutorado (2010) e pós-doutorado (2012) em Engenharia Mecatrônica na Escola Politécnica da USP. Atualmente, é professor do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP e realiza atividades de pesquisa na área de ultrassom, atuando na fronteira entre física e engenharia. Ultimamente, tem se dedicado a estudar a aplicação de ondas de ultrassom para levitar e manipular objetos no ar.

Endereço:

Rua do Matão, 1371 - travessa R