Colóquio do IFUSP com o Prof. Miguel Novak (UFRJ)

Data do Evento:
28/09/2017 - 16:00 até 18:00

Colóquio do IFUSP

"Magnetismo em Nanoestruturas Moleculares"

Palestrante: Prof. Dr. Miguel Alexandre Novak – IF-UFRJ

Data: 28 de setembro de 2017 – 16h.

Local: Auditório Abrahão de Moraes

Entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia.

RESUMO DA PALESTRA:

O estudo da relaxação magnética em nanomagnetos moleculares fornece informações importantes sobre suas nanoestruturas. A síntese a partir de blocos moleculares produz sistemas modelos únicos, como os conhecidos “Single Molecule Magnets” e “Single Chain Magnets”, que apresentam histerese e relaxação magnéticas e os credenciam como memória magnética a nível molecular. Neste colóquio, alguns aspectos de relaxação magnética em nanoestruturas serão revistos e mostraremos como o estudo do nanomagneto Mn12ac permitiu evidenciar o tunelamento quântico macroscópico da magnetização. Serão apresentadas cadeias magnéticas anisotrópicas com relaxação lenta da magnetização e larga histerese. Novas funcionalidades aumentam o interesse pelos fenômenos físicos observados, tanto para ciência básica quanto para aplicações futuras, na eletrônica molecular.

INFORMAÇÕES SOBRE O PALESTRANTE:

O Prof. Novak fez o bacharelado(1976) e mestrado (1980) em física na Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em física na University of Utah (1984). Fez pós-doutoramento no Centre de Recherches sur les Tres Basses Temperatures/CNRS em Grenoble, França (1992). Tem formação em Física da Matéria Condensada com atuação nos seguintes temas: Fisica de Baixas Temperaturas, Semicondutores, Supercondutores e Magnetismo. No momento, trabalha principalmente em nanomagnetismo e magnetismo molecular. É professor titular no IF-UFRJ e cientista de nosso estado da FAPERJ.

Transmissão via IPTV - http://www.iptv.usp.br

Mais informações: http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1553