Colóquio do IFUSP com a Profa. Márcia Fantini (IFUSP)

Data do Evento:
21/09/2017 - 16:00 até 18:00

COLÓQUIO DO IFUSP

"Complexo Imunogênico para o desenvolvimento de vacinas orais"

Profa. Marcia Carvalho de Abreu Fantini – IFUSP

21 de setembro de 2017, 16h – Auditório Abrahão de Moraes

Evento gratuito, sem necessidade de inscrição prévia

Resumo da palestra:

Antígenos foram encapsulados na sílica mesoporosa ordenada do tipo SBA-15 e a produção de anticorpos para a proteína recombinante Intimina-beta, ~20 proteínas de veneno de cobra Micrurus ibiboboca, Albumina de Soro Bovino e partículas do tipo vírus da Hepatite B foi monitorada. A capacidade em encapsular e liberar os antígenos foi analisada por isotermas de adsorção de nitrogênio e espalhamento de raios X a baixo ângulo ex-situ e in-situ, em fluidos corporais mimetizados.

A liberação de Si de camundongos inoculados foi determinada por fluorescência de raios X. Os estudos biológicos comprovaram que a SBA-15 é um excelente adjuvante para vacinas orais.

Informações sobre o palestrante:

A Profa. Márcia  Fantini possui graduação em Física, Bacharelado e Licenciatura (1977), mestrado em Física (1980) e doutorado em Física (1985) pela Universidade Estadual de Campinas. Após o doutorado, foi bolsista recém-doutora do CNPq no IFGW-Unicamp (1985-1987). Realizou pós-doutorado na City University of New York, Brooklyn College, EUA (1987-1989). Atualmente é professora titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais mesoporosos ordenados, amorfos a base de silício, filmes finos óxidos e metálicos e materiais nano-estruturados a base de zircônia.

Mais informações:

Data de Término: