Colóquio do IFUSP - Prof. Elcio Abdalla (IFUSP)

Data do Evento:
19/05/2016 - 16:00 até 18:00

COLÓQUIO - IFUSP

“O Telescópio BINGO: Ciência, Tecnologia, Perspectivas e Contribuições”

Professor Elcio Abdalla - IFUSP

Dia:  19.05.2016 - Horário: 16:00 horas

Local: Auditório Abrahão de Moraes – IFUSP

Rua do Matão, Travessa R, nº. 187 - Cidade Universitária

ENTRADA   FRANCA

Transmissão no site: www.iptv.usp.br

Resumo da palestra:

Neste colóquio apresentamos a problemática da parte escura do Universo, colocando-a como elemento subjacente ao problema cosmológico como um todo, onde a parte escura (as assim chamadas matéria e energia escuras) tem um papel preponderante no Universo, já que perfaz nada menos que 95% de seu conteúdo físico. Para um estudo novo e eficiente do problema, propomos a construção de um rádio telescópio que pode nos fornecer detalhes da distribuição de matéria no Universo, e informações valiosas sobre a parte escura. A construção envolve problemas diversos de estratégia e técnica. Mostramos como passar por estes problemas e como será o todo do projeto, a ser construído no Norte do Uruguai. O papel brasileiro será bastante importante no projeto.

Organização:

Comissão de Pesquisa