Colóquio MAP - Prof. Fabio Ferrari Ruffino (UFSC)

Data do Evento:
13/05/2016 - 15:30 até 18:00

COLÓQUIO MAP

“Quantização da carga e teorias cohomológicas generalizadas”

Prof. Fabio Ferrari Ruffino (Universidade Federal de São Carlos)

13 de maio, sexta-feira, Auditório Antonio Gilioli – Sala 247/262 – Bloco A – IME/USP, das 16h às 17h Café às 15h30, na sala 265 A (Chefia do MAP)

Transmissão on line

Resumo:

A teoria clássica do electromagnetismo pode ser descrita de maneira elegante através de algumas ferramentas de topologia. Esta descrição inclui em particular a quantização da carga, obtida impondo que os campos gerados representem classes de cohomologia inteiras, as quais formam um retículo dentro do espaço formado por todas as classes de cohomologia. Em teorias físicas mais modernas, como a teoria quântica dos campos ou a teoria das cordas, pode ser necessário introduzir condições de quantização que envolvem retículos diferentes; mostraremos que isso leva naturalmente a considerar teorias cohomológicas generalizadas, sendo a escolha da teoria dependente dos dados físicos a serem considerados. Em particular, descreveremos o exemplo significativo constituído pela K-teoria, usada como ferramenta para classificar a carga das D-branas na teoria das cordas.

Data de Término:
13/05/2016 - 15:30