Estudos de gênero em educação: contribuições da ‘teoria’ queer para a formação de professores

Data do Evento:
05/11/2019 - 16:00

Seminários Gerais de Ensino de Ciências Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP

Prof. Allan Moreira Xavier (UFABC)

05/11, 3ª feira, 16h. IFUSP, Auditório Adma Jafet.

Resumo
Nesta palestra, farei uma exploração inicial sobre as concepções de gênero e sexualidade a partir de diversos referenciais teóricos para identificar os pressupostos conceituais do que chamados estudos queer (ou estudos transviados, como prefiro). A partir daí, iremos repensar os sistemas normativos que se naturalizam em determinadas instituições - no caso do meu interesse, notadamente a escola -, e como produzem tecnologias de produção de sujeitos a partir destas normas. Apresentarei como nosso grupo de pesquisa, o LinDES, tem investigado estes processos e, a partir daí, espero contribuir para localizarmos nas existências dissidentes possibilidades de resistência e subversão performativa de identidades.