Fusão termonuclear controlada: energia limpa, segura e inesgotável

Data do Evento:
10/04/2021 - 10:30

Fusão termonuclear controlada: energia limpa, segura e inesgotável

Palestrante: Vinícius N. Duarte (Laboratório de Plasmas, Universidade de Princeton, EUA)

Data e Local: 10/04, sábado, 10h30. Via ZOOM para participação ao vivo - reunião 945 0111 3876 - ou assista pelo YouTube.

Resumo

Desde a década de 1950, pesquisas vêm sendo realizadas com o objetivo de se reproduzir em laboratório, de maneira auto-sustentada, as reações de fusão nuclear que ocorrem naturalmente no interior das estrelas. O controle do processo tem o potencial de fornecer à humanidade energia segura, não poluente e praticamente ilimitada, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. Esta apresentação pretende delinear, de maneira simples, uma perspectiva histórica das pesquisas em fusão e seu progresso. Serão também discutidos os principais desafios científicos e tecnológicos que ainda precisam ser enfrentados para a construção de reatores comerciais à fusão nuclear.

Mais informações em breve em bit.ly/FisicaParaTodos.

Data de Término:
10/04/2021 - 12:00