II Congresso de História da Ciência e Técnica

Data do Evento:
10/04/2019 - 08:00 até 12/04/2019 - 19:30

II Congresso de História da Ciência e Técnica: Desafios Contemporâneos

Em novembro de 2017 foi realizado o Primeiro Simpósio USP de História da Ciência e Tecnologia, promovido pelo CHC - Centro de História da Ciência da USP. O sucesso do evento motivou um novo encontro, denominado Segundo Congresso de História da Ciência e Técnica: Desafios Contemporâneos, com abrangência ampliada, estendendo-se o convite à participação a universidades e institutos de pesquisa dentro do Estado de São Paulo. Em parceria com o IEA - Instituto de Estudos Avançados da USP, o evento terá lugar no prédio de História e Geografia no campus Butantã, de 10 a 12 de abril de 2019.

As ciências e técnicas em todas as épocas se integraram aos esforços de organização e sobrevivência da sociedade. Seu estudo através da história revela um potencial que pode ser aplicado para entender nos dias presentes o processo de construção permanente do conhecimento. As relações entre ciência, técnica e saúde envolvem a compreensão de aspectos políticos, institucionais e culturais desses conhecimentos como atividades socialmente localizadas num contexto histórico e geográfico, fazendo uso do instrumental histórico, aliado à filosofia, sociologia e outras disciplinas integrantes desse campo das humanidades.

A área de História da Ciência e Técnica adquiriu no último século grande multiplicidade, admitindo diferentes olhares teóricos, perspectivas metodológicas, fontes e objetos de pesquisa. Em relação a estes últimos, a análise das ciências envolve seu desenvolvimento teórico-conceitual, mas também as práticas instrumentais de pesquisa, as instituições, as relações entre ciência e sociedade e outros elementos que envolvem a compreensão da produção de ciência e de técnica. São assim incluídas as mais diversas áreas, a Matemática, as Ciências Naturais, as Engenharias, a Arquitetura, a Medicina, a Psicologia, as Ciências Humanas, num conjunto amplo de conhecimentos. Essa história também reflete a natureza de sua progressiva introdução nas universidades, isto é, num espaço que se enriquece com a diversidade de saberes que, ao mesmo tempo que se individualizam pelas suas características epistemológicas, unificam-se por compartilhar seus contextos de produção.

O evento contará com renomados pesquisadores internacionais e brasileiros convidados para palestras. Três mesas-redondas foram pensadas para discutir assuntos de interesse atual, tanto para historiadores quanto para o público geral:

- Problemas e temas da historiografia da ciência e técnica

- Desafios dos institutos de pesquisa públicos paulistas

- Os museus históricos e científicos e as políticas de Ciência e Tecnologia no Brasil.

Momentos igualmente ricos para debates dar-se-ão através de sessões de Comunicação Oral de pesquisadores e alunos de pós-graduação da comunidade USP. Alunos de graduação poderão desta vez participar na modalidade de cartazes (posters). Para a inscrição é necessário o envio de uma proposta de comunicação contendo: título, autor(es) e vínculos institucionais, um resumo simples de até 400 caracteres, e de 3 a 5 palavras-chave. Após a aceitação da proposta, o participante deverá apresentar um resumo expandido de até 1600 caracteres, mais a bibliografia. As propostas podem ser submetidas por sistema disponibilizado no site do IEA, http://www.iea.usp.br/eventos. As inscrições estão abertas até 16 de dezembro.

As propostas serão avaliadas pelo comitê científico do evento e por pareceristas convidados. Os trabalhos poderão ser inscritos dentro dos seguintes grandes tópicos historiográficos:

• Ideias, instituições e lugares ligados ao conhecimento científico e técnico
  • Comunicação e divulgação do saber científico e técnico
  • Controvérsias científicas e técnicas
  • Relações entre ciências e técnicas
  • Instrumentos científicos
  • Políticas públicas e o papel social dos cientistas e técnicos
  • Fontes, documentação e historiografia da ciência e técnica
  • Desenvolvimento científico e técnico no Brasil
  • A História da Ciência e seu diálogo com a educação
  • História da Ciência e suas interfaces

Posteriormente, todos os resumos serão publicados eletronicamente e impressos no Caderno a ser distribuído no Congresso. Os autores dos melhores trabalhos serão convidados a escrever seu trabalho completo, que será publicado nas duas revistas do CHC, Khronos ou Intelligere.

Gildo Magalhães

Diretor do CHC/USP