A Importância da Dosimetria por Luminescência em Grandes Centros de Pesquisa | Semin. DFN

Data do Evento:
16/02/2023 - 16:00
  • A Importância da Dosimetria por Luminescência em Grandes Centros de Pesquisa
    Seminário do Depto. de Física Nuclear com o Dr. Eduardo G. Yukihara (Instituto Paul Scherrer, Suíça)
    16/02, 5ª feira, 16h. [Híbrido] Ed. Principal, Auditório Cesar Lattes. Zoom (Reunião 863 2683 2419 - senha 752207) e YouTube.

O uso de radiação ionizante em centros de pesquisa é crítico, mas também representa riscos potenciais tanto para os pesquisadores quanto para os equipamentos. A dosimetria por luminescência oferece um método preciso de medição e monitoramento da exposição à radiação, garantindo a segurança de todos os envolvidos e a confiabilidade dos resultados experimentais. Nesse colóquio vamos explorar os benefícios e a importância de implementar a dosimetria de luminescência no Paul Scherrer Institute (Suíça). Além de apresentar as técnicas de luminescência e os últimos avanços, discutiremos também os atuais problemas de dosimetria a serem superados, como por exemplo dosimetria em terapia FLASH, dosimetria 2D e medidas de altas doses em amostras biológicas.

Sobre o palestrante: Eduardo G. Yukihara é Doutor pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (Brasil) e pós-doutorado no Departamento de Física da Universidade Estatal de Oklahoma (Estados Unidos), onde se tornou Professor e liderou um grupo de pesquisa produtivo e bem financiado durante 15 anos, tendo atingido o nível de "Full Professor". Ele obteve o Fellowship for Experience Research da Alexander von Humboldt Foundation para realizar pesquisas durante um ano no German Cancer Research Center (DKFZ). Atualmente está no Instituto Paul Scherrer, Suiça, onde é o Chefe da Secção de Metrologia da Radiação e do Grupo de Dosimetria. Ele também é editor associado da revista Radiation Measurements e editor da Physics Open (Elsevier). Ele é autor de mais de 130 publicações revisadas por pares, coautor do livro “Optically Stimulated Luminescence: Fundamentals and Applications” e coautor do capítulo do livro “Optically Stimulated Luminescence (OSL) Dosimetry in Radiotherapy” (em “Clinical Dosimetry Measurements in Radiotherapy”, Ed. D. W. O. Rogers e J. Cygler). Ele também é membro da Organização Internacional de Dosimetria de Estado Sólido. A sua investigação é na área da dosimetria de radiação ionizante e detectores de luminescência, incluindo dosimetria espacial, dosimetria de nêutrons, dosimetria pessoal, termoluminescência e luminescência opticamente estimulada.

Data de Término:
16/02/2023 - 17:30