Lançamento do acervo histórico do IFUSP

Data do Evento: 
20/06/2018 - 14:00 até 18:00

As Origens da Física no Brasil: 

Lançamento do Acervo Histórico Digital do Instituto de Física da USP.

 

Data: 20 de junho, quarta-feira, às 14h.

Local: Auditório Abrahão de Moraes

 
O Arquivo Histórico do IFUSP foi idealizado pela Profa. Amélia Império Hamburger, que coordenou atividades intermitentes do Projeto Memória do IFUSP voltadas à organização arquivística, inventário analítico, acondicionamento e divulgação da documentação do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) e do Acervo Mário Schenberg.
 
A FFLC da USP, criada em 1934, foi um ponto de inflexão na história brasileira, tendo se tornado um centro de referência na produção de conhecimentos. A documentação existente contempla tanto o período inicial quanto as décadas seguintes, quando as primeiras gerações de físicos brasileiros formados na USP passaram a ser responsáveis pela condução da instituição. Torna-se assim uma documentação de grande importância, sendo utilizada por pesquisadores em História das Ciências.
 
Há cerca de 1 ano se deu início ao processo de digitalização desta documentação. No total, foram digitalizados 3.750 documentos, totalizando 8.543 páginas. O projeto, coordenado pelos Profs. Ivã Gurgel (IF) e Edson Satoshi Gomi (EP), contou com importante apoio especializado, no qual se destaca o trabalho da historiadora Walkiria Fucilli Chassot, responsável pela catalogação e coordenação executiva, e da equipe da empresa Mercúrio Digitalizações LTDA, que na pessoa de Roberto Fray desenhou o processo de digitalização. Todo o trabalho somente foi possível por conta da dedicação intensa de três estudantes de Física e jovens historiadores das ciências que realizaram todo o processo: Artur Correia Alegre, Barbra Miguele de Sá e Carlos Alberto Chaves.
 
Agradecemos em profundidade à diretoria do IFUSP pelo apoio na realização deste projeto e a docentes que ao longo dos anos deram continuidade ao trabalho iniciado pela Profa. Amélia Hamburger. Convidamos a todas e todos interessados em História da Física do Brasil a participar do evento de lançamento do Acervo Histórico Digital do Instituto de Física da USP.
 

Programação:

 

14hs – Abertura: Marcos Nogueira Martins (Diretor do IFUSP).

 

14h15 – A História da Física no Brasil: Perspectivas de Pesquisa: Olival Freire Jr

(UFBA) e Antônio Augusto Passos Videira (UERJ).

 

16hs – O Acervo Histórico do IFUSP e o Projeto de Digitalização: Walkíria Chassot,

Roberto Fray e Ivã Gurgel.

 

 

Data de Término: 
20/06/2018 - 14:00