A máquina de Atwood: o manual e a história da ciência

Data do Evento:
16/11/2021 - 16:00

A máquina de Atwood: o manual e a história da ciência

Palestra: Prof. Ricardo Lopes Coelho (Universidade de Lisboa)

Data e Local: 16/11, 3ª feira, 16h. Via YouTube.

Resumo

Os historiadores da ciência sabem que a máquina inventada por George Atwood não é ‘a máquina de Atwood’ dos manuais de física. Eles também sabem que Newton nunca escreveu ‘a segunda lei de Newton’ que os autores dos manuais usam para resolver o problema da máquina de Atwood.

Há outros dados históricos, que também irei tratar na conferência, que têm implicações na compreensão do próprio fenômeno. Há algoritmos do passado, que aparecem reformulados nos manuais contemporâneos, que quando usados na versão original que proporcionam uma predição tão correta como o algoritmo newtoniano, mas nos dão uma imagem diferente do fenômeno. Vou tratar o princípio de Gauss.

Também há experiências históricas que foram marginalizadas, mas nos permitem decidir entre os dois algoritmos. Vou tratar a experiência de Poggendorff, entre outras.

Terminarei com a questão, se a segunda lei de Newton (versão contemporânea) nos permite predizer a solução correta do problema, porque falha a sua explicação da máquina?

Sobre o evento

Seminário de Ensino promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.

Data de Término:
16/11/2021 - 18:00