Mecânica Estatística e Termodinâmica Estocástica

30/10/2019 - 09:00

Simpósio em homenagem aos 70 anos do professor Mário José de Oliveira

30/10, 4ª feira, 9h. IFUSP, Auditório Novo 1

Acesse a programação e se inscreva clicando aqui.

Professor titular do departamento de Física Geral desde 1997, Mário de Oliveira é uma das lideranças nacionais na área de física estatística. Iniciou a sua carreira trabalhando em transições de fase e fenômenos críticos em equilíbrio.
Mais adiante interessou-se por fenômenos críticos fora do equilíbrio. Mais recentemente, tem contribuído para o desenvolvimento
de uma teoria dos sistemas fora do equilíbrio, apontando o papel relevante da produção de entropia.
Publicou um livro sobre Termodinâmica, enfatizando as transições de fase e fenômenos críticos. É coautor do livro “Dinâmica estocástica e irreversibilidade”, referindo-se em parte aos seus próprios temas de pesquisa. Orientou diversos estudantes em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Possui mais de 150 artigos científicos publicados em periódicos internacionais. Atualmente é pesquisador 1-B do CNPq. Convidamos a todos do Instituto de Física a participar do simpósio. Inscrições podem ser feitas AQUI.

Data de Término:
30/10/2019 - 17:00