Neutrinos: de partículas fantasmas a portais do Universo | Convite à Física

Data do Evento:
20/10/2021 - 18:00

Neutrinos: de partículas fantasmas a portais do Universo | Convite à Física

Palestrante: Profa. Renata Funchal (IFUSP)

Data e Local: 20/10, 4ª feira, 18h. Via ZOOM e YouTube. Reunião 960-5163-0807.

Resumo

Nesse colóquio vamos fazer uma breve viagem sobre a história dos neutrinos nos últimos 100 anos. Neutrinos apareceram na Física ao mesmo tempo que um novo tipo de interação, a interação fraca, no início do século XX. Como neutrinos têm carga elétrica nula e massa muito pequena  por muito tempo foram uma espécie de "partículas-fantasma" que não podiam ser observadas. Hoje já medimos experimentalmente três tipos de neutrinos e descobrimos que de fato são onipresentes em nosso Universo. Como neutrinos interagem muito pouco com a matéria, e não sofrem a ação de campos eletromagnéticos,  podem hoje ser usados  para trazer informação sobre as estrelas (como o nosso Sol) e o cosmos em geral.

Sobre o evento

O Convite à Física é uma série de colóquios mensais, abertos ao público geral e especialmente dedicados a todos os estudantes ingressantes da USP.

Data de Término:
20/10/2021 - 20:00