Seminário de Ensino com o Prof. Antonio Videira (UERJ)

Data do Evento:
18/04/2017 - 16:00 até 18:00

SEMINÁRIO DE ENSINO

“História da Ciência: O que é e qual a sua serventia?”

Prof. Dr. Antonio Augusto P. Videira, UERJ (CNPq e Instituto CTS)

Dia: 18 de abril, terça-feira, Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h.

Resumo da palestra:

Após uma descrição sintética das mais importantes correntes atuais em história da ciência, seguir-se-á uma defesa da relevância desta área do conhecimento para a formação e a prática de cientistas (naturais e sociais) e professores do ensino médio. Com o objetivo de orientar a discussão na segunda parte deste seminário, será empregado como elemento de base o artigo de Matthew Stanley, Why Should Physicist Study History? (Physics Today, Vol. 69, nº 7, pp, 38, 2016).

Sobre o palestrante:

O Prof. Videira é hoje um dos estudiosos em História e Filosofia da Ciência mais reconhecidos do Brasil. Após estudos em Física (1982-1983) e Filosofia (1984-1986), doutorou-se em Filosofia pela Université de Paris VII - Denis Diderot, com uma tese sobre aspectos epistemológicos da obra científica de Ludwig Boltzmann (1992). É professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Epistemologia e História das Ciências e das Técnicas da UFRJ, no Programa de Ensino e História da Matemática (UFRJ) e colaborador no CBPF. Atuou como docente no Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Foi pesquisador do Observatório Nacional de 1994 a 1999. Em 2006, estagiou no Max-Planck Institut fuer Elementarteilchenphysik (Munique, Alemanha), onde realizou pesquisas no Arquivo Werner Heisenberg. Realizou estágios de pós-doutoramento nas Universidades de Évora (Portugal), Federal da Bahia, Federal de Santa Maria, Estadual de Campinas (2003), Humdolt-Universität em Berlim (2010, Alemanha) e nos Archives Henri Poincaré (2010, França). Tem experiência na área de Filosofia, atuando nos seguintes domínios: Filosofia da Natureza, Filosofia da Física, História da Astronomia, Biografias Científicas, História da Física e Divulgação da Ciência. É membro correspondente da Academia Paraense de Ciências desde 2011.

Data de Término:
18/04/2017 - 16:00