Seminário de Ensino com o Prof. José Alves da Silva

Data do Evento:
24/04/2018 - 16:00 até 18:00

Seminário de Ensino

“Desafios, expectativas e possibilidades para a educação de adolescentes no contexto escolar atual: o que a área de ensino de ciências tem a ver com isso?”

Prof. Dr. José Alves da Silva (UNIFESP)

Dia: 24 de abril, terça-feira, às 16h.

Local: Auditório Adma Jafet, IFUSP.

Resumo da palestra:

Embora o ensino de ciências na educação básica seja prioritariamente destinado a adolescentes, há poucas pesquisas dessa área que levam em consideração as especificidades desse público, a despeito de haverem consideráveis estudos em outras áreas (psicologia, sociologia, medicina, educação) sobre o tema. Isso ocorre porque um educador em ciências quase nunca se identifica como um educador de adolescentes. Este seminário pretende apresentar um panorama das principais pesquisas sobre adolescência, levando-se em consideração o contexto escolar, a partir de autores (Lipovestky, Bauman, Habermas, Debord) críticos à pósmodernidade. Ao final, serão mostrados os principais desafios na educação de adolescentes neste contexto e como o ensino de ciências pode contribuir com a escola no sentido de promover uma educação que promova desenvolvimento humano e favoreça construções de projetos de vida afetivo e profissional para esse público.

Data de Término:
24/04/2018 - 16:00