Seminário de Ensino com o Prof. Leonardo Crochik (IFSP)

Data do Evento:
17/04/2018 - 16:00 até 18:00

Seminário de Ensino

Imagem: Professor Leonardo Crochik durante a apresentação no IFSP - Câmpus de Caraguatatuba ​

“Performance e o ensino de física - aproximações imprevistas”

Prof. Dr. Leonardo Crochik (IFSP)

Dia: 17 de abril, terça-feira, às 16h.

Local: Auditório Adma Jafet, IFUSP.

Resumo da palestra:

O termo performance adquire relevância ao questionar a dualidade entre representação e acontecimento. Nesse sentido, em um livro de 1962, o filósofo da linguagem John Austin discute a performatividade da linguagem ao analisar enunciados do tipo “Declaro-os marido e mulher”, que, ao invés de possuírem uma função representativa, produzem um acontecimento. Por seu lado, o filósofo da ciência Robert Crease (1993) compreende a experimentação científica como performance, criticando, dessa forma, concepções que reduzem o experimento à representação de seus resultados e valorizando a importância do acontecimento de um experimento, discutindo as relações entre a representação teórica, a apresentação experimental e o reconhecimento de um fenômeno. Também a presença do corpo revela-se fundamental e já não podemos nos restringir mais a um plano simbólico de representação, suposto (falsamente) imaterial. Corporeidades às vezes inassimiláveis, irrepresentáveis, aparecem e transformam nossas formas de viver e representar a vida. Neste seminário, procurarei discutir, com alguns exemplos, perspectivas e possibilidades de compreensão performativa no ensino de física, valorizando o acontecimento do encontro presente entre corpos no ambiente escolar.

Data de Término:
17/04/2018 - 16:00