Seminário de Ensino com a Profa. Cristiane Gottschalk (FEUSP)

Fonte da imagem: wittgenstein.org.uk/gallery

Seminários de Ensino de Ciências

"Uma Abordagem Wittgensteiniana para o Ensino de Conceitos nas Ciências"

Profa. Cristiane Gottschalk (FEUSP)

Dia: 30 de maio, terça-feira, às 16hs

Auditório Adma Jafet – IFUSP

Palestra gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Resumo da palestra:

De uma perspectiva da linguagem do segundo Wittgenstein, pretende-se apresentar alguns mecanismos de formação de uma imagem de mundo pela criança, e como este processo vai sendo ampliado pela ciência e pela educação. Os enunciados que expressam esta imagem de mundo são denominados pelo filósofo de proposições gramaticais, condições de sentido de nossas descrições empíricas.  A confusão filosófica se instaura, segundo ele, quando somos aprisionados pela força do modelo referencial da linguagem, confundindo certezas (expressas pelas proposições gramaticais) com conhecimento. Transpondo estas ideias para o ensino de ciências, alguns exemplos serão dados para mostrar que boa parte das dificuldades de aprendizagem tem origem nesta confusão.

Sobre a palestrante:

A Profa. Cristiane Maria Cornelia Gottschalk possui graduação em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Programa de Pós-graduação em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (IFILNOVA). É professora doutora da Universidade de São Paulo, pesquisadora do grupo Filosofia da Linguagem e do Conhecimento e líder do grupo Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática, cadastrados no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq; e membro do núcleo de sustentação do GT-Wittgenstein da ANPOF. Foi coordenadora da área temática de Filosofia e Educação no programa de pós-graduação da FEUSP de 2009 a 2016. Tem experiência nas áreas de Filosofia da Educação, Filosofia da Linguagem e Educação Matemática, tendo como referencial teórico central as ideias do segundo Wittgenstein. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, significado e contexto, avaliação escolar, argumentação e persuasão, crítica ao uso metafísico de conceitos psicológicos no contexto escolar. (Fonte: Currículo Lattes).

Data do Evento:
30/05/2017 - 16:00 até 18:00