Seminário de Ensino de Ciências

Data do Evento:
06/06/2017 - 16:00 até 18:00

Seminário em Ensino de Ciências

"Educação Científica na Sociedade de Risco"

Prof. Maurício Pietrocola (FEUSP)

Terça-feira, 06 de junho, às 16hs - Auditório Adma Jafet - IFUSP.

Evento gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

Resumo da palestra:

Ulrich Beck, em uma obra de 1986 intitulada "sociedade de risco", afirma que a vida social moderna se defronta com novas formas de perigo produzidas por ela mesma e que desafiam a humanidade. Isso implica que viver em uma "sociedade de risco" seria assumir uma atitude calculista em relação às possibilidades de ação, positivas e negativas, com que somos continuamente confrontados. Esse confronto impacta tanto a existência em nível individual e global.  Neste seminário pretende-se abordar de que forma essa avaliação da modernidade social impacta o projeto educacional em geral e da educação científica em particular. Coloca-se em suspensão as perspectivas contidas nas abordagens CTS e Alfabetização Científica e avança-se a discussão sobre os desafios da educação científica moderna.

Sobre o palestrante:

O Prof. Dr. Maurício Pietrocola é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento de estratégias inovadoras no ensino de Ciências e formação de professores.

Data de Término:
06/06/2017 - 16:00