Seminário do DFGE com o Prof. Mário José de Oliveira

Data do Evento:
09/08/2017 - 14:00 até 16:00

Seminário do Grupo de Física Estatística – FGE

“Sistemas quânticos abertos: Dissipação e produção de entropia”

Prof. Dr. Mário José de Oliveira - Instituto de Física da USP

Dia: 09 de agosto, quarta-feira, às 14 horas.

Local: Sala de Seminários, Sala 201, Ala 1 Edifício Principal

Resumo da palestra:

A ocorrência de dissipação não se restringe apenas a sistemas clássicos mas acontece também em sistemas quânticos. Neste seminário, discutiremos como abordar tal fenômeno dentro da mecânica quântica. Para isso, consideramos um sistema quântico aberto e o tratamos da mesma forma como se faz em mecânica estatística. Isto é, o sistema é considerado como estando em contato com reservatórios de diversas naturezas, incluindo o reservatório térmico. A evolução temporal do sistema é considerada como sendo descrita por uma equação quântica de Fokker-Planck-Kramers para muitas particulas. Mostramos como essa equação pode ser introduzida a partir da equação clássica de Fokker-Planck-Kramers utilizando o método da quantização canônica de Dirac. Discutiremos a irreversibilidade e o estado estacionário fora de equilíbrio termodinâmico, caso em que há uma contínua produção de entropia. Nesse caso, é apropriado abordar os fenômenos de transporte bem como os coeficientes de Onsager e sua relação de reciprocidade. Nossa apresentaçao começará com a desigualdade de Clausius, que envolve a entropia, passando pela entropia de Gibbs-von Neumman, pelas definições de fluxos de diversos tipos, e pela produção de entropia.

Data de Término:
09/08/2017 - 14:00