Seminário do DFNC com o prof. Saulo Alberton (IFUSP)

Data do Evento:
07/11/2017 - 14:00 até 16:00

Seminário do Departamento de Física Nuclear – FNC

“Interação de Íons Pesados com a Matéria"

Prof. Saulo Gabriel Alberton, IFUSP

Dia: 07 de novembro, terça-feira, às 14h.

Local: Sala de Seminários do LINAC, Edifício LINAC.

Resumo da palestra:

Por mais de um século cientistas têm dedicado esforços para compreender os mecanismos de interação, produzir medidas experimentais e estabelecer o formalismo para interação de partículas carregadas com a matéria. Contudo, apesar dessa área de pesquisa ter avançado a ponto de prevermos o freamento de íons leves energéticos (acima de 1 MeV/u.m.a) com a acurácia de alguns por cento para materiais elementares, o freamento de íons pesados para baixas velocidades ainda é um fenômeno pouco compreendido. Hoje indispensável para inúmeras aplicações, dos avanços mais recentes da medicina à tecnologia militar e espacial, o conhecimento preciso da perda de energia de íons na matéria é um tópico fundamental e de grande interesse de estudo. Este seminário, dedicado principalmente para alunos de graduação e pósgraduação com interesses em Física Nuclear, tem o objetivo de introduzir os conceitos básicos e as principais características da interação de íons pesados com a matéria.

Data de Término:
07/11/2017 - 14:00