Seminário do Grupo de Física Estatística

Data do Evento:
27/04/2017 - 14:30 até 16:30

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA - FGE

“Transições de fase em osciladores acoplados. Um estudo em grafos do tipo estrela”

Prof. Dr. Carlos E. Fiore, Departamento de Física Geral-IFUSP

Dia: 27 de abril, quinta-feira, às 14h30

Local: Sala 201, Ala 1, sala de seminários, IFUSP.

Resumo:

Recentemente despertou-se um grande interesse no fenômeno chamado sincronização explosiva em osciladores acoplados. Ela corresponde a uma transição de fase descontínua entre um regime não sincronizado-sincronizado por conta da interação entre os mesmos. Ela é verificada mesmo em sistemas suficientemente simples, como grafos do tipo estrela, composto por uma coleção de osciladores não interagentes entre si e que interagem apenas com um sítio central (“hub”). Mostraremos que na presença de um ruído gaussiano, dois efeitos complementares podem ser observados. No primeiro caso, a transição descontínua para um estado sincronizado é suprimida e a sincronização é verificada apenas para valores elevados de interação. Em outro cenário, a inclusão de ruído pode favorecer uma completa sincronização do sistema, mesmo para interação suficientemente fraca.

Data de Término:
27/04/2017 - 14:30