Seminário do Grupo de Hádrons e Física Teórica - FEP

Data do Evento:
04/10/2016 - 17:00 até 19:00

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA – FEP

“Mésons Leves na Matéria Nuclear com o Formalismo da Frente de Luz”

Palestrante: Prof. João Pacheco B. C. de Melo, Universidade Cruzeiro do Sul

Dia: 04 de outubro, terça-feira, Edifício Principal, Ala 2, sala 335, IFUSP, às 17h.

Resumo:

Neste seminário, faremos uma breve introdução ao formalismo da Teoria Quântica de Campos na Frente de Luz, (TQCFL), um formalismo proposto por Paul Dirac em 1949. Na verdade em seu artigo de 1949, Dirac propõe além do formalismo usual a tempos iguais, covariante, mais duas formas de dinâmicas relativísticas. O formalismo da TQCFL tem sido muito utilizado para descrever, tanto mésons, como bárions, tendo vantagens em se obter as funções de ondas para estas partículas, quando comparado com o formalismo usual covariante. No entanto, este formalismo apresenta algumas dificuldades, entre estas, a perda da invariância rotacional, levando com isto a a uma perda da covariância. Este problema, já foi resolvido, nos anos 90's e será apresentada a sua solução, de uma maneira breve, tanto para partículas com spin zero, pseudo escalares e para partículas com spin 1. Iremos mostrar cálculos de alguns observáveis, tais como fatores de forma eletromagnéticos, raios eletromagnéticos e constantes de decaimento para alguns mésons. Com um modelo para a matéria nuclear (Quark Meson Coupling Model, QMC), iremos estender os resultados obtidos na frente de luz no vácuo, para o caso da matéria densa.

Data de Término:
04/10/2016 - 17:00