Seminários de Ensino com o Prof. José Crochik (IP-USP)

Data do Evento:
09/05/2017 - 16:00 até 18:00

Seminários de Ensino de Ciências.

Teoria Crítica e Violência Escolar: Bullying e Preconceito

José Leon Crochik (IPUSP)

Terça-feira, 09 de maio, às 16hs.

Auditório Adma Jafet - Instituto de Física - USP

Resumo da palestra:

A partir de obras da Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo as de T.W. Adorno, e por meio de dados de pesquisas empíricas, realizadas em escolas paulistanas, objetiva-se discutir duas formas atuais de violência presentes na escola: o bullying e o preconceito; será dada ênfase às  distinções entre elas e à sua relação com a violência social mais ampla.

Sobre o Palestrante:

O Prof. Crochik é psicólogo (1979), mestre em Psicologia Social (1985), doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1990) e Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2006). Coordenou a implantação do Programa de Apoio e Referência ao Enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, no município de São Paulo (2010-2012). Tem como referência teórica os trabalhos da Teoria Crítica da Sociedade, a partir da qual analisa principalmente os seguintes temas de pesquisa:preconceito, tecnologia educacional, educação inclusiva e violência escolar.

Data de Término:
09/05/2017 - 16:00