Seminários em Ensino com o Prof. Ivã Gurgel (IFUSP)

Data do Evento:
13/06/2017 - 16:00 até 18:00

Seminários em Ensino de Ciências

"Narrativas em Aulas de Física: A Aprendizagem em Ciências como Manifestação Cultural"

Palestrante: Prof. Ivã Gurgel (IFUSP)

Dia: 13/06, terça-feira, às 16hs.

Local: Auditório Adma Jafet: IFUSP

Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia

Não haverá transmissão pelo IPTV.

Resumo da palestra:

O conceito de cultura passou a fazer parte das discussões em Ensino de Ciências por diferentes razões. Em uma perspectiva epistemológica, defende-se que as Ciências podem ser compreendidas como uma cultura específica, com modos próprios de atuar e pensar sobre o mundo. Do ponto de vista educacional, a cultura torna-se um instrumental importante para se pensar a organização escolar e suas consequências, inclusive elementos de conflito que podem gerar processos de exclusão. Finalmente, o próprio processo de aprendizagem pode ser pensado em uma perspectiva cultural, no qual as formas de significação são construídas por meio de diferentes formas de expressão. Levando em conta essas dimensões, o objetivo central do seminário será o de situar a importância do pensamento narrativo no Ensino de Ciências. Após se construir um quadro de aspectos epistemológicos e educacionais relacionados às narrativas, será discutido com um pouco mais de detalhe seu papel na aprendizagem, tomando-se como base a obra de Jerome Bruner. Por fim, serão apresentadas algumas experiências realizadas em escolas de Ensino Médio que buscaram promover a aprendizagem de Física por meio de atividades que envolviam a construção de narrativas por estudantes.

Sobre o palestrante:

Professor no Instituto de Física da USP, possui graduação em Licenciatura em Física (2004), mestrado em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2006) e doutorado em Educação (Modalidade Ensino de Ciências e Matemática, 2010) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e História da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Física nos Séculos XIX e XX, Ensino de Física Moderna e Contemporânea, Ciência e Cultura e Teorias Críticas de Currículo. Coordena o Grupo de Teoria e História do Conhecimento Científico e Escolar (TeHCo).

(Fonte: Currículo Lattes)

Data de Término: