Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia

Data do Evento: 
13/11/2017 - 08:00 até 14/11/2017 - 18:00

Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia:

Construindo Diálogos Interdisciplinares.

13 e 14 de novembro de 2017

1ª Circular

1 – Motivações.

            Ao passar dos anos a área de História da Ciência adquiriu grande multiplicidade, admitindo diferentes olhares teóricos, perspectivas metodológicas, fontes e objetos de pesquisa. Em relação a estes últimos, a análise das ciências envolve seu desenvolvimento teórico-conceitual, mas também suas práticas instrumentais de pesquisa, as instituições, as relações ciência e sociedade e outros elementos que envolvem a compreensão da ciência como atividade socialmente localizada.

            A História da Ciência inclui as mais diversas áreas, a Matemática, as Ciências Naturais, as Engenharias, a Arquitetura, a Medicina, a Psicologia, as Ciências Humanas, isto é, um conjunto amplo de conhecimentos. Ela reflete a natureza das universidades, isto é, um espaço que se enriquece com a diversidade de saberes que, ao mesmo tempo que se individualizam pelas suas características epistemológicas, unificam-se por compartilhar seus contextos de produção.

            Pesquisadores com as mais diversas formações iniciais se dedicam à História da Ciência. Além disso, ela não apenas se realiza em departamentos ou institutos de História, mas também é desenvolvida em espaços de pesquisa com os mais diferentes fins. Na Universidade de São Paulo encontramos realidade semelhante. Em suas diferentes unidades encontramos docentes e discentes com interesse e dedicação a esta área do conhecimento.

            A realização de trabalhos em História da Ciência nas diferentes unidades da USP é algo a ser preservado e que reflete a natureza desta área do conhecimento. Contudo, muitas vezes as pesquisas passam a ser feitas de modo isolado, sem o diálogo com trabalhos semelhantes. Buscando contribuir para a superação dessa condição, o Centro Interunidades de História da Ciência da USP (CHC-USP) convida toda a comunidade USP para seu simpósio. Esperamos promover um espaço rico para a promoção de debates e reflexões sobre temas atuais desta área de pesquisa.

2 – Inscrições e Comunicações Orais.

            O evento é gratuito e contará com pesquisadores de referência convidados para palestras e mesas-redondas. Contudo, momentos igualmente ricos de debate dar-se-ão através de sessões de Comunicação Oral de membros da comunidade USP. Para participar é necessário o envio de uma proposta contendo: título, autores e vínculos institucionais, resumo de até 350 palavras e de 3 a 5 palavras-chave. As mesmas deverão ser submetidas por sistema a ser disponibilizado no site do CHC - http://www.usp.br/chc/

As propostas serão avaliadas pelo comitê científico do evento e por pareceristas convidados. Os trabalhos aceitos serão organizados dentro dos seguintes tópicos historiográficos:

  • Ideias, instituições e lugares ligados ao conhecimento científico e técnico;
  • Comunicação e divulgação do saber científico e técnico;
  • Controvérsias científicas e técnicas;
  • Relações entre ciências e técnicas;
  • Instrumentos científicos e suas aplicações;
  • Políticas tecno-científicas e o papel social dos cientistas e técnicos;
  • Fontes, documentação e memória historiográfica da ciência e técnica;
  • Contribuições brasileiras ao desenvolvimento científico e técnico;
  • A História da Ciência e suas contribuições para a Educação Básica.

3 – Datas.

  • 19/06 – Abertura do sistema de submissões;
  • 14/08 – Prazo máximo para o envio de propostas para comunicação oral;
  • 18/09 – Resultado das avaliações;
  • 13-14/11 – Realização do Evento.

4 – Organização.

      O evento é organizado pelo Centro Interunidades em História da Ciência da USP. Para mais informações e contato acesse: http://www.usp.br/chc/

Comitê Executivo:

Ana Torrejais (FFLCH);

Gerda Jensen (IB)

Ivã Gurgel (IF);

João Francisco Justo Filho (EP);

Lauro Fabiano (FFLCH);

Lívia Maria Botin (FFLCH);

Paula de Carvalho Papa (FMVZ);

Raiany Oliveira (FFLCH)

Télio Cravo (FFLCH)

   

Comitê Científico:

Gildo Magalhães dos Santos Filho (FFLCH)

Sara Albieri (FFLCH)

Maria Amélia Dantes (FFLCH)

José Roberto Machado (ICB)

Sueli Godói (IO)

 

Data de Término: 
14/11/2017 - 18:00