Oportunidade: bolsas de pós-doc no MackGraphe

O Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno e Nanomateriais (MackGraphe) da Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado em Fotônica, Síntese e Caracterização de Nanoestruturas com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrições encerra em 10 de maio.

As duas bolsas estão vinculadas ao projeto “Grafeno: fotônica e optoeletrônica”, uma colaboração entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a National University of Singapore (NUS) apoiada pela FAPESP na modalidade São Paulo Excellence Chair (SPEC). As duas oportunidades incluem um mês de visita ao Centre for Advanced 2D Materials da Universidade Nacional de Cingapura (CA2DM/NUS).

Os candidatos às duas bolsas devem ter grau de doutor em Física, Química, Engenharia de Materiais ou Engenharia Elétrica e ter experiência em física teórica da matéria condensada e modelagem computacional de materiais.

A primeira bolsa está vinculada ao projeto “Modelagem Computacional de Novos Materiais 2D e heteroestruturas de van der Waals em Dinâmica de Femtosegundos”.

Esse projeto propõe a investigação teórica de propriedades eletrônicas de novos materiais 2D via métodos de primeiros princípios baseados na teoria do funcional da densidade. Além de propriedades eletrônicas de materiais 2D, o projeto propõe a investigação de efeitos de dopagens e heteroestruturas de van der Waals baseados nesses materiais 2D para aplicações em dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos.

Os interessados devem enviar currículo vitae, incluindo lista de publicações, e duas cartas de recomendações para o pesquisador principal do projeto, Antonio Hélio de Castro Neto, no endereço ahcn.mackgrafe@gmail.com e para Leandro Seixas, no e-mail leandro.seixas@mackenzie.br.

A segunda bolsa está vinculada ao projeto “Propriedades eletrônicas e ópticas (lineares e não lineares) de materiais 2D mecanicamente deformados”.

O projeto visa estudar as propriedades eletrônicas e ópticas (lineares e não lineares) de materiais 2D sob o efeito de várias deformações mecânicas. Além destes objetivos gerais, o bolsista selecionado deverá desenvolver estratégias e implementar simulações do transporte quântico de grandes sistemas com multicontato nas estruturas deformadas.

Os interessados devem enviar currículo vitae, incluindo lista de publicações, e duas cartas de recomendações para o pesquisador principal do projeto, Antonio Hélio de Castro Neto, no endereço ahcn.mackgrafe@gmail.com e para Dario Bahamon, no e-mail dario.bahamon@mackenzie.br.

Para mais informações sobre o MackGraphe acesse: http://mackgraphe.mackenzie.br.

A oportunidade está publicada em: http://www.fapesp.br/oportunidades/1547/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em: fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Fonte da notícia: Agência FAPESP
10/05/2017