II Prêmio Cientista e Empreendedor do Ano

II Prêmio Cientista e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell

Publicado em 25/10/2017

Ao todo, 14 pesquisadores e uma empresa de biotecnologia receberam na sexta-feira, 20 de outubro, o troféu da 2ª edição do Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano, promovido pelo Instituto Nanocell e a Sociedade Brasileira de Sinalização Celular (SBSC). A premiação contemplou os melhores cientistas e empresa de biotecnologia de 2017. A cerimônia aconteceu no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).

Os contemplados receberam o prêmio das mãos do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas das Amazônia (Inpa), Luiz Renato de França. Cerca de 50 mil pessoas, da sociedade e da academia, participaram da eleição, que foi online. Na categoria "Empreendedor do Ano", o grupo O Boticário foi o vencedor.

Na categoria "Cientistas do Ano" foram contemplados na área de "Biologia Sintética ou Engenharia Genética: Da básica ao cerco ao alvo" a Acadêmica e professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Elizabeth Pacheco Batista Fontes , e o aluno da Universidade de São Paulo (USP) André Luis da Costa da Silva. Da área de "Biotecnologia Agro&Industrial", os escolhidos foram o Acadêmico e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Carlos Ricardo Soccol , e a aluna do Inpa Carolina Lewis.

Da área de "Doenças Emergentes: Novas estratégias terapêuticas e alvos letais", os vencedores foram o Acadêmico e professor da USP Jorge Elias Kalil Filho , a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Sandra Cristina Pereira Costa Fuchs, e a aluna da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Isabela Resende Pereira.

Da área de "Produtos Naturais: Novos fármacos e abordagens terapêuticas" receberam a premiação o vice-presidente da regional Sul da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e professor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos João Batista Calixto , e o aluno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) João Marcos Batista Junior.

Da área de "Química fina de materiais: Rotas sustentáveis e novos (nano)materiais", o Acadêmico e professor da UFSCar Edgar Dutra Zanotto , e o aluno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ivo Freitas Teixeira foram os contemplados. Em "Saúde Mental: Descobertas que facilitam a vida", os escolhidos foram o professor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Flavio Pereira Kapczinski, o Acadêmico e professor da UFRJ Sergio Teixeira Ferreira, e o aluno da UFGRS Eduardo Rigon Zimmer.

O Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano é promovido pelo segundo ano consecutivo pelo Instituto Nanocell e a Sociedade Brasileira de Sinalização Celular (SBSC). A premiação visa reconhecer e divulgar trabalhos inovadores nas áreas de ciências, educação e saúde pública.

Fonte da notícia: (Ascom ABC, com informações do Instituto Nanocell)

27/10/2017