11º Prêmio Para Mulheres na Ciência abre inscrições

L’Oréal-UNESCO-ABC Prêmio Para Mulheres na Ciência abre inscrições

Jovens pesquisadoras brasileiras têm até 06 de maio para submeter seus trabalhos

As sete selecionadas receberão bolsa-auxílio de R$ 50 mil cada

Cientistas mulheres de todo o Brasil já podem se inscrever para a 11ª edição do Prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência. O programa visa promover, valorizar e reconhecer a participação das mulheres no mercado científico e é realizado pela L’Oréal Brasil, em parceria com a UNESCO no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).  As pesquisadoras podem submeter seus projetos para avaliação até o dia 06 de maio no site: http://www.paramulheresnaciencia.com.br.

A líder mundial em cosméticos acredita que mulheres na ciência têm o poder de mudar o mundo. Ao todo, sete pesquisas serão premiadas com bolsa-auxílio de R$ 50 mil, cada uma. As vencedoras da 11ª edição serão anunciadas em agosto e a cerimônia de premiação será em outubro. Mais detalhes sobre o regulamento no link http://goo.gl/vKwO3N

Realizado desde 2006, o Prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência contemplou diversas linhas de pesquisa, nas categorias de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Físicas; Ciências Matemáticas; e Ciências Químicas e já beneficiou 68 cientistas brasileiras, com o reconhecimento da relevância dos seus trabalhos e a distribuição de aproximadamente R$ 3.5 milhões em bolsas-auxílio. Em 2015, mais de 400 pesquisas de todo o país foram inscritas.

Trabalhos premiados no Brasil podem ser reconhecidos internacionalmente

Desde 2014, um novo programa busca trazer ainda mais conexão entre as iniciativas regionais e prêmio internacional: o International Rising Talents. O objetivo é impulsionar o percurso de excelência de jovens e promissoras cientistas até se tornarem pesquisadoras internacionalmente reconhecidas.

Entre as vencedoras do Para Mulheres na Ciência de 2015 está a catarinense Elisa Orth, cientista do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O trabalho da pesquisadora foi escolhido para representar a América Latina no International Rising Talents. Pela segunda vez, uma brasileira conquista a premiação que é concedida a 15 jovens cientistas por ano, três de cada região do mundo: África e Estados Árabes, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte. Este ano, a cerimônia está marcada para o dia 24/03, em Paris, na França.

Elisa investiga soluções para problemas genéticos relacionados a doenças como câncer, fibrose, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, entre outras, por meio da destruição de substâncias químicas nocivas à saúde presentes em agrotóxicos ainda utilizados no Brasil. A pesquisadora e sua equipe pretendem quebrar e substituir enzimas “doentes”, por enzimas sintéticas “sadias”, tornando os alimentos mais saudáveis e seguros, sem comprometer sua qualidade.

Mulheres na ciência têm o poder de transformar o mundo

Sobre o For Women in Science

Lançado em 1998, o For Women in Science, fruto de parceria entre a Fundação L’Oréal e a UNESCO, foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. A cada ano, cinco notáveis pesquisadoras, uma por continente, são laureadas no programa. Em 18 anos, 92 cientistas de diferentes continentes foram premiadas em cerimônias que acontecem anualmente, na França, em março, incluindo duas cientistas que  posteriormente receberam o Prêmio Nobel.

Seis brasileiras já incluíram seus nomes no time de estrelas da ciência do prêmio internacional: Mayana Zatz (Genética - USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia - UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física - UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica - USP), em 2009; Marcia Barbosa (Física - UFRGS), em 2013; e Thaisa Bergmann (Física - UFRGS), em 2015. Além delas, duas brasileiras foram premiadas na categoria International Rising Talents: Carolina Horta (Ciências Químicas), em 2015, e Elisa Orth (Ciências Química), neste ano.

#mulheresnaciência

@mulhernaciencia

youtube.com/brasilloreal

CONTATOS PARA A IMPRENSA PARA FOTOS E MAIS INFORMAÇÕES:

Approach Comunicação Integrada – Assessoria de Imprensa L´Oréal Brasil
Heda Wenzel - heda.wenzel@approach.com.br , (21) 3461-4616 r. 114