2ª Chamada Pública do Instituto Serrapilheira

Serrapilheira abre nova chamada para apoio à pesquisa

07 de dezembro de 2018

Agência FAPESP – Estão abertas as inscrições para a 2ª Chamada Pública do Instituto Serrapilheira. Serão selecionados um máximo de 24 pesquisadores para receber, cada um, até R$ 100 mil durante um ano. Os candidatos podem se inscrever até 14 de dezembro, às 15h, pelo site do instituto.

O Serrapilheira é uma instituição privada sem fins lucrativos. Tem o objetivo de financiar pesquisas com foco em produção de conhecimento e iniciativas de divulgação científica, sem aplicações tecnológicas.

O objetivo do instituto é financiar estudos de excelência de jovens cientistas que estudam e trabalham no Brasil nas áreas das Ciências Naturais (Ciências da Vida, Física, Geociências e Química), Matemática e Ciência da Computação.

Os projetos devem fazer perguntas fundamentais ousadas e inovadoras, sem exigência de aplicabilidade.

O novo edital é destinado a cientistas que tenham concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2016. O prazo será estendido em um ano para mulheres com um filho e em dois anos para mulheres com dois ou mais filhos. Os escolhidos também devem ter um cargo permanente em instituições de pesquisa públicas ou privadas brasileiras.

Os selecionados serão anunciados em abril de 2019 e receberão o financiamento a partir de junho.

Após essa primeira etapa, até três dentre os 24 pesquisadores escolhidos na chamada serão contemplados com um financiamento de até R$ 1 milhão ao longo de três anos. Depois desse período, o apoio pode ser renovado anualmente, com até R$ 300 mil por ano.

Mais informações: https://serrapilheira.org/chamada-publica-no2/

14/12/2018