29ª Assembleia Geral da IUPAP (11 a 13.10)

29ª Assembleia Geral da IUPAP

11/10/2017
Fim
13/10/2017

Agência FAPESP – Pela primeira vez nos 90 anos da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP), sua Assembleia Geral acontecerá na América Latina, entre os dias 11 e 13 de outubro de 2017, na USP, campus Butantã, São Paulo. A 29ª Assembleia Geral da IUPAP terá como tema central “Novos desafios da Física Pura e Aplicada”.

Um dos destaques para a reunião será a aprovação das mudanças no Sistema Internacional de Unidades: a unidade de massa será definida a partir de constantes fundamentais.

Juntamente com esse evento, será realizado um workshop especial para discutir os novos desafios em muitas áreas da Física. Líderes internacionais da Física e líderes das comissões da IUPAP mostrarão as perspectivas futuras em suas áreas respectivas. Alguns dos convidados especiais são: William Daniel Phillips (Prêmio Nobel de Física de 1997), David J. Wineland (Prêmio Nobel de Física de 2012) e os físicos Robin Kaiser (França) e Mark Raizen (EUA).

“Semiconductors”, “Statistical Physics”, “Laser Physics B. Photonics”, “Structures & Dynamics of Condensed Matter”, “Low temperature Physics” e “Computational Physics” serão alguns dos temas tratados nas palestras que acontecerão durante o evento. Os dois vencedores do Prêmio Nobel presentes darão as seguintes palestras: “Ultracold atomic gases as a new condensed matter system: atomic physics meets solid state” e “Quantum Computers and Raising Schrodinger’s Cat”.

William Phillips também dará uma aula pública, gratuita, no dia 10 de outubro, das 19h30 às 21 horas, no Centro de Difusão Internacional da USP (av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 222, Cidade Universitária, São Paulo). Os interessados devem se inscrever pelo site do evento.

Inscrições para o workshop e outras atividades também pelo site da 29ª Assembleia Geral da IUPAP. O workshop acontecerá auditório no Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP (rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: www.ifsc.usp.br/iupap2017

Fonte da notícia: Agência FAPESP