3º Congresso de Graduação da USP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Congresso na USP consolida espaço para debater ensino de graduação

Com o lema “boas ideias devem ser compartilhadas”, o 3º Congresso de Graduação recebe trabalhos até 2 de abril

Por  - Editorias: Universidade

Discutir práticas de ensino parece, num primeiro olhar, uma questão que se concentra na educação básica. O que fazer em sala? Como usar melhor os laboratórios? De que forma incluir o uso de novas tecnologias nas aulas?

Como estes e outros temas podem ser abordados no contexto da graduação é justamente o que o 3º Congresso de Graduação da USP pretende debater. Iniciado em 2015, o evento visa estimular a troca de experiências e práticas pedagógicas nesta primeira etapa do ensino superior.

A edição atual tem como tema “boas ideias devem ser compartilhadas” reforçando o caráter aberto do evento. Tanto docentes como estudantes podem submeter trabalhos a serem apresentados oralmente ou no formato de pôsteres. Quem quiser apenas acompanhar as apresentações pode se inscrever pelo site do congresso, que ocorrerá do dia 4 ao dia 6 de julho no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, localizado no campus Butantã da USP.

“O Congresso de Graduação é voltado à troca de experiências sobre o ensino superior, então são bem-vindos professores, pós-graduandos, monitores e pessoas envolvidas com ensino”, explica o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes.

Como nos outros anos, o Congresso pretende ter uma abordagem ampla, com os mais variados assuntos relacionados ao ensino de graduação, desde a apresentação de experiências docentes em sala de aula ao uso intensivo da tecnologia como recurso didático. Exemplos de temas de interesse são: metodologias ativas de ensino-aprendizagem, elaboração, aplicação e avaliação de materiais didáticos, formação de professores, objetos de aprendizagem, jogos e vídeos eletrônicos, reformulação curricular, laboratórios virtuais, entre outros.

Uma das novidades desta edição é a realização de um workshop específico para os pós-graduandos participantes do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da USP. Além desse, outros workshops e oficinas serão oferecidos aos participantes. A programação completa será divulgada em breve.

Assim como nas edições anteriores, os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do congresso e disponibilizados online gratuitamente. Acesse aqui os anais da primeira edição e da segunda edição.

Mais informações: site https://congressograduacao.usp.br, email cong.prg.usp@gmail.com

02/04/2017